Sintomas, transmissão e mais: especialistas esclarecem o que se sabe sobre a Ômicron - Notícias

Versão mobile

 
 

Nova variante12/01/2022 | 10h05Atualizada em 12/01/2022 | 10h05

Sintomas, transmissão e mais: especialistas esclarecem o que se sabe sobre a Ômicron

Pela primeira vez, desde o início da pandemia, o mundo registrou 3,28 milhões de novos casos de covid-19 em apenas um dia

Sintomas, transmissão e mais: especialistas esclarecem o que se sabe sobre a Ômicron Marcelo Casagrande / Agencia RBS/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS / Agencia RBS

A variante Ômicron, detectada em novembro do ano passado por pesquisadores que trabalham na África do Sul, segue avançando pelo mundo numa velocidade superior às variantes anteriores da covid-19. 

Pela primeira vez, desde o início da pandemia, o mundo registrou 3,28 milhões de novos casos de covid-19 em apenas um dia. A marca foi alcançada na segunda-feira (10), conforme dados compilados e divulgados nesta terça (11) pela plataforma Our World in Data, projeto ligado à Universidade de Oxford. Foi o quarto recorde diário de novos infectados apenas nos últimos oito dias.

No Brasil, projeções feitas pela Universidade de Washington indicam que o número de casos diários de covid-19 pode chegar a 1 milhão ainda em janeiro. Pelo estudo, a marca seria atingida no dia 23 deste mês, com pico em meados de fevereiro, quando teríamos uma média de 1,3 milhão de diagnósticos da doença por dia.

Para esclarecer as principais dúvidas sobre a nova variante, consultamos a infectologista Raquel Stucchi, que é professora da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), o virologista Fernando Spilki, coordenador do Laboratório da Microbiologia Molecular da Feevale, a infectologista Lessandra Michelin, integrante da atual diretoria da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e pesquisadora do Instituto de Pesquisa em Saúde da Universidade de Caxias do Sul (UCS), e o infectologista André Luiz Machado, do Serviço de Infectologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição.




 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros