Transporte público
A um dia do fim dos cobradores em 12 linhas, EPTC treina motoristas de ônibus para assumir a função na Capital
Atividade teve o objetivo de orientar e tirar dúvidas sobre situações que possam ser enfrentadas na nova realidade do transporte coletivo; condutores já vêm sendo treinados pelas empresas
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou na tarde desta segunda-feira (14) treinamento para motoristas de ônibus com o objetivo de orientar e tirar dúvidas sobre situações que possam ser enfrentadas na nova realidade do transporte coletivo, sem a presença dos cobradores. Um exemplo é a operação do elevador para pessoas com deficiência.
Os motoristas já têm sido treinados pelas empresas privadas de ônibus e pela Carris, com o acompanhamento da EPTC. Conforme a prefeitura da Capital, programas para capacitar os cobradores para serem motoristas também estão em andamento. Um decreto de 27 de janeiro, que regulamenta o Programa de Extinção Gradativa da Função de Cobrador do Transporte Coletivo por Ônibus, determina que essa capacitação seja realizada com os profissionais.
O novo modelo começa nesta terça-feira (15), em Porto Alegre, em 12 linhas de coletivos que passam a ser operadas somente por motoristas. Outras nove entram no mesmo esquema na quinta-feira (17).
— São 21 linhas que serão implementadas nesta semana, identificadas por meio de uma pesquisa feita pela EPTC, com redução de passageiros, e o pagamento será realizado normalmente por cartão. É uma nova sistemática, aprovada no ano passado, na qual deverá ser feita a redução gradativa dos cobradores até o ano de 2025 — explicou o diretor de Operações da EPTC, Cirilo Faé.
O gerente de Fiscalização de Transporte da EPTC, Luciano Souto, ressaltou que o objetivo do treinamento foi passar o máximo de instrução e informação para que o motorista consiga já aplicar na prática da operação, sempre com os olhos voltados ao usuário.
— A ideia é que tenhamos uma operação mais segura e padronizada para todo o sistema de Porto Alegre — destacou Bruno Gomes, responsável pela área de treinamento da Carris.
Para o motorista da Auto Viação Presidente Vargas (Consórcio Via Leste) Sérgio Costa, foi a oportunidade de ter mais esclarecimentos sobre uma realidade nova:
— Não sabemos muito como será, mas acredito que em uma semana estaremos adaptados para atender bem o público.
Ao todo, a Capital possui 271 linhas de ônibus. Depois da aplicação do novo modelo nos primeiros itinerários, a medida deve ser ampliada, chegando a 25% do sistema até o fim do ano.
Os veículos serão identificados para que os passageiros saibam que devem efetuar o pagamento na entrada, diretamente ao motorista. Os usuários que utilizam cartão TRI não terão mudanças.
As 21 linhas escolhidas para circular sem cobrador apresentam número reduzido de passageiros transportados e baixo número de pagantes em dinheiro. Outro ponto levado em conta é que os motoristas desses itinerários, em sua maioria, já haviam sido cobradores.
Veja quais as linhas circulam sem cobrador a partir de terça-feira (15):
- C1 Circular Centro
- C5 Circular 4 Distrito / Moinhos de Vento
- 255 Caldre Fião
- 3762 Herdeiros / Esmeralda / A Carvalho / Alimentadora
- A348 Alimentadora Jardim Bento Gonçalves
- A360 Alimentadora IPE
- 620 Iguatemi / Vila Jardim
- 654 Educandário Petrópolis
- 7052 Aeroporto / Ceasa
- 188 Assunção
- 2633 João Pessoa / Orfanotrófio
- A74 Alimentadora Canta Galo / Lami / Extrema
Veja quais as linhas circulam sem cobrador a partir de quinta-feira (17):
- A69 Alimentadora Canta Galo/ Lami / B. Novo
- C3 Circular Urca
- 345 Santa Catarina
- 473 Jardim Carvalho / Jardim do Salso
- SD72 Santa Rosa / Anchieta Semidireto
- SD73 Fernando Ferrari / Anchieta Semidireto
- 251 Alpes
- 274 Gloria / Azenha / Cascatinha
- 2741 Gloria / Cascatinha / Azenha