Notícias



“Toquinho” 

Cão resgatado com coluna quebrada ganha mural em viaduto para incentivar adoção e doação de cadeiras de rodas caninas

Pet é influencer nas redes sociais e tem quase 100 mil seguidores no Instagram @otoquinho

11/02/2022 - 11h22min

Atualizada em: 11/02/2022 - 11h22min


Tiago Boff
Tiago Boff
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Sete faces das pilastras do Viaduto Tiradentes, bairro Rio Branco, em Porto Alegre, tiveram trocadas suas pinturas pálidas por murais coloridos. Os grafites têm em seu foco cães e gatos resgatados em distintas condições, com um objetivo claro: conscientizar o público sobre a adoção de animais que vagam pelas ruas ou já acolhidos em ONGs que servem de lar temporário até o encontro de uma nova família. 

Um deles inicia a campanha já viralizado nas redes sociais: um vira-latas paraplégico, com 97 mil seguidores no Instagram @otoquinho, que, além de despertar futuros candidatos à adoção, quer buscar cadeiras de rodas caninas para quem não consegue, como ele, correr serelepe embalado pelas rodinhas. 

— Toquinho é um influencer do bem. O porta-voz para animais que demandam um cuidado especial, e que muitas vezes ficam nos abrigos, ou optam até pela eutanásia, sendo que podem ter uma vida normal – explica a tutora, Mariana Brino, 34 anos. 

A intervenção nos pilares é de autoria de quatro artistas, identificados por seus endereços no Instagram: erick_citron, carecabecors, anascarceli e leandroalves.art. Deram vida ao espaço público com retratos estilizados da gata Força e dos cães Akira, Pippo, Raika, Kyara, Cristal e o “cachorro-propaganda” Toquinho. 

— Minhas duas filhas peludas foram resgatadas e adotadas. Cristal, muito debilitada em função de maus-tratos. A veterinária disse, inclusive, pra não ter esperança. Ignorei a informação e acreditei que iria ficar comigo. Hoje ela tá aí, lindona e cheia de gratidão – afirma Roberta Reis, tutora de duas estrelas da campanha (a outra é Kyara). 

O espaço, que inclui um pequeno largo revitalizado, foi adotado e é mantido pela WeVets, rede de hospitais veterinários. No local, uma feira de adoção acontecerá no próximo dia 19, das 14h às 19h. 

Toquinho foi abandonado para morrer 

O dog influencer tem esse nome pois foi encontrado ainda filhote, muito pequenino. Estava com a coluna fraturada. Debilitado, foi deixado em uma clínica onde Mariana realizava seu estágio em veterinária. Na época, ela cuidou do paciente sem muita esperança de que ele fosse sobreviver. 

Sete anos depois, o cão se move de forma ágil, brinca, se alimenta e pede carinho como qualquer outro que passeia pela cidade. A única característica que o distingue é a cadeirinha de rodas, com aros que lembram um suporte de bicicleta infantil. Sem o apoio das patas traseiras, ele não conseguiria se movimentar. 

Na manhã desta sexta-feira (11), Toquinho posou para fotos (com direito a óculos de sol, tal qual foi retratado no viaduto), junto a Mariana e o namorado, o designer Neto Marques, 41 anos – o casal tem nos braços tatuagens de Toquinho. As imagens produzidas pelo fotógrafo Ronaldo Bernardi, e que estampam esta reportagem, sem dúvida irão deixar pais e mães de pets emocionados.

— Qualquer animal adotado tem um olhar diferenciado, um brilho no olhar que só quem tem um animalzinho sabe. Ele mostra que ser diferente é normal — complementa a hoje médica veterinária formada. 

A entrega de cadeiras de rodas, por quem teve algum animal com essa necessidade ou que queira comprar e presentear, deve ser feita a qualquer instituição de acolhimento. Também pode ser encaminhada através do perfil de Toquinho ou no Hospital Mundo Animal (Rua Silva Jardim, 43, bairro Auxiliadora), aos cuidados de Mariana Brino. 

Ouça a entrevista de Mariana e de Roberta ao programa Gaúcha Hoje, da Rádio Gaúcha



MAIS SOBRE

Últimas Notícias