Notícias



Seu Problema é Nosso

Em Viamão, terreno com vegetação alta e ponte interditada preocupam moradores

Vice-prefeito da cidade afirma que ponte estará pronta até sexta-feira (11)

08/02/2022 - 13h27min


Reprodução / Arquivo Pessoal
De acordo com os moradores, ponte está intransitável desde dezembro

Moradores da Vila Augusta Meneguine, em Viamão, desde dezembro do ano passado, solicitam para a prefeitura a reconstrução da ponte que faz a ligação entre a Rua Luanda e a Avenida Tróia. A passagem possibilita que os habitantes acessem serviços como posto de saúde, farmácia e escola. A queda da ponte ocorreu após uma forte chuva e, desde então, os moradores precisam realizar um caminho alternativo de cerca de 30 minutos. 

A cobradora de ônibus Clair Flores de Souza, 50 anos, explica que atualmente há uma máquina da prefeitura trabalhando em uma área próxima ao local da ponte. No entanto, conta que entrou em contato com a Secretaria Municipal de Obras e a resposta obtida seria de que não há previsão para a liberação da ponte: 

– Não entendo porque existe uma máquina tão perto do local mas a ponte não tem previsão para ser liberada. 

LEIA MAIS
Com apoio de doadores, projeto esportivo de Gravataí leva atletas para disputar torneio em Brasília
Jovem cria vaquinha online para comprar triciclo elétrico
À espera de cirurgia ocular, morador de Porto Alegre tem piora em sua visão

Uma das preocupações da moradora é quanto ao período escolar que está previsto para ter início ainda este mês. Ela questiona sobre como os estudantes realizarão o trajeto até a escola. A locomoção de idosos e deficientes também está sendo afetada. A mãe de Clair, Georgina Martins de Souza, 84 anos, utiliza cadeira de rodas e, sempre que precisa sair de casa, realiza o trajeto alternativo por não poder utilizar a ponte. 

O educador social Roger Casemiro Ferreira, 36 anos, afirma que, antes da queda da ponte, ela era utilizada por ele no mínimo três vezes por dia. Ela facilitava a chegada a diferentes comércios da região. 

–  Infelizmente, o acesso piorou. Sem a ponte os moradores precisam caminhar bem mais. 

Roger conta que no final do ano passado a comunidade recebeu a visita de dois mestres de capoeira, vindos da Bahia e de São Paulo. O educador explica que eles enfrentaram dificuldades para acessar o local:

– Foi lamentável receber pessoas de fora com essa estrutura. Além, claro, do prejuízo de quem vive aqui.

Para tentar resolver a situação, cerca de 150 moradores participaram de um abaixo-assinado que foi entregue ao prefeito. 

LEIA MAIS
Em Canoas, famílias relatam demora na realização do teste da orelhinha
Esperança em cada passo: DG acompanha a história de três pessoas que desejam realizar grandes sonhos em 2022
CooperCultura prepara inauguração de sua sede e São Leopoldo ganha novo espaço cultural

Insegurança 

Outra demanda que, segundo os moradores, ainda não foi atendida é a limpeza de um terreno que fica na Avenida Tróia. Clair conta que a área era utilizada de forma irregular por mais de 200 famílias. Mas, há três anos, essas pessoas receberam novas moradias em outro ponto da cidade e o terreno, desde então, está vazio.

– A informação que recebemos é que a área seria revitalizada. Mas, até agora, nada foi feito.

O local, de acordo com os moradores, apresenta uma vegetação alta por falta de manutenção e gera insegurança. Roger conta que no dia 1º de fevereiro ocorreu um assassinato no ponto em que está o matagal. Além disso, assaltos já se tornaram constantes naquela área. A frentista Joice Domingues, 48 anos, relata que, em janeiro deste ano, a filha de 14 anos foi assaltada, por volta das 18h. 

– Levaram o celular e puxaram o braço dela. Foi horrível. Ocorreu bem na parte em que o mato está alto.

Clair foi uma das pessoas que registrou uma reclamação na ouvidoria da cidade, solicitando a limpeza do local. A solicitação gerou o protocolo 740/22. No entanto, os moradores alegam não ter percebido a efetivação do serviço.

“Ponte está sendo construída”, diz vice-prefeito

Segundo o  engenheiro e vice-prefeito de Viamão, Nilton Magalhães (PSDB), as novas estruturas da ponte já estão sendo construídas: 

– As rampas ficaram prontas ontem. A estrutura ficará pronta até sexta-feira. Pelo estrago total, estamos fazendo em um prazo razoável.

Quanto à limpeza do terreno que fica na Avenida Tróia, Nilton afirma que  a prefeitura realiza ações em diferentes momentos, no entanto, o mato  volta a crescer, principalmente, durante o verão: 

– Contamos com a paciência de todos os moradores para que eles possam, o quanto antes, ser atendidos.

Produção: Kênia Fialho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias