Notícias



Impacto da Ômicron

Internações de crianças por covid-19 têm nova alta no RS; caem hospitalizações de adultos

Para especialistas, percentuais de vacinação explicam os comportamentos diferentes entre as curvas

13/02/2022 - 12h24min

Atualizada em: 13/02/2022 - 12h25min


Gabriel Jacobsen
Gabriel Jacobsen
Enviar E-mail
André Ávila / Agencia RBS
Leitos pediátricos clínicos e de UTI registram recorde de internações de crianças e adolescentes com covid-19

O Rio Grande do Sul registra, nesta sexta-feira (11), mais um dia de alta nas internações de crianças e adolescentes com covid-19. O recorde de internações de crianças e adolescentes, grupo que começou a ser vacinado mais recentemente, contrasta com a curva de internações de adultos, que estão recebendo vacinas desde o início do ano passado.

Na tarde desta sexta, são 109 crianças e adolescentes com covid-19 em leitos clínicos e em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) – alta de 21,1% em uma semana (veja o gráfico abaixo).

Entre quarta e quinta-feira, o Rio Grande do Sul bateu recorde de internações pediátricas de pacientes com covid-19. Na quinta-feira, eram 101 crianças com covid-19 em leitos clínicos e UTIs. Até então, o maior número havia sido registrado em março de 2021, com 91 crianças e adolescentes hospitalizados com a doença.

O recorde diário batido entre nesta semana reflete a explosão de novos casos da Ômicron em uma população majoritariamente não vacinada, avaliou Suzi Camey, professora de epidemiologia da UFRGS e integrante do comitê de dados do governo do Estado.

– A gente não pode nem dizer que isso é uma surpresa. O que é o fenômeno de agora? A soma de um público sem vacinação (crianças) com a maior circulação do vírus. Para todo mundo que não está vacinado, este é o pior momento da pandemia. É muito vírus circulando em uma população totalmente desprotegida. Era de se esperar esse crescimento (de internações pediátricas) – avaliou, nessa quinta-feira, a epidemiologista.

As crianças e adolescentes são as duas populações com menores índices de vacinação, no Estado. A vacinação das crianças de cinco a 11 anos começou há três semanas e, até o momento, 19,1% delas receberam a primeira dose. Das 964,2 mil crianças dessa faixa etária, 184 mil foram levadas por pais e responsáveis para se protegerem, até esta sexta-feira, conforme dados do painel estadual.

A faixa etária seguinte, de 12 a 17 anos, está sendo vacinada desde setembro. Desses, 86% tomaram a primeira dose e 53,4% completaram o esquema vacinal. Os números envolvendo crianças e adolescentes estão bem abaixo da média de vacinação dos adultos: 98,4% tomaram a primeira dose e 89,4%, a segunda.

Internações de adultos por covid-19 começam a cair

Nesta sexta-feira, o Estado registra 1.804 adultos com covid-19 hospitalizados em leitos clínicos e UTIs. Na comparação com sete dias atrás, caiu 5,7% o total de pacientes adultos com covid-19 hospitalizados.

Entre a população adulta, majoritariamente vacinada no Estado, a curva de internações também cresceu por conta da explosão de casos da Ômicron, mas em proporção muito menor na comparação com os dados pediátricos. Entre os adultos, o número atual de hospitalizações segue distante do recorte atingido em março de 2021. À época, 7.940 pessoas estiveram simultaneamente internadas em leitos clínicos e UTIs.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias