Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: comida fria ou quente?

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

18/02/2022 - 09h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Gosto não se discute, mas eu adoro questionar os porquês. Comer comida fria por livre e espontânea vontade, o que você acha disso? É praticante? Com o preço do gás, poderia virar moda. A gente gastaria gás só pra cozinhar, jamais pra esquentar. A preguiça é outra grande possibilidade: preguiça de mover um músculo, de sujar a panela pra esquentar, de colocar o prato no micro-ondas. Ou é falta de paciência pra esperar o tempo do aquecimento? O calor do verão é mais que suficiente?

Pensa comigo: uma beliscadinha em algo que sobrou do almoço e está na temperatura ambiente é até aceitável. Quem nunca. O que eu realmente não entendo é pegar uma comida pronta na geladeira _ portanto gelada _ e atacar revirando os olhos. O próximo passo vai ser pegar algo direto do freezer e abocanhar? "Até realça o sabor", ouvi esses dias. Sim, aqui em casa temos um adepto desse esporte. E eu achando que veria apenas fatias de pizza fria devoradas no café da manhã.

Leia outras colunas da Maga

Lanchinho

Sobrou arroz e feijão? Vai de lanchinho da tarde. Gelado, claro. Incrível como um neto pode se parecer com seu avô de uma hora pra outra, revivendo antigos hábitos que mal chegou a presenciar quando o vô ainda era vivo. De alguma maneira, ficou na memória ou (sei lá) está no DNA. Meu sogro tinha essa mania de comer comida fria. Simplesmente gostava. E eu sempre ficava admirada, me oferecia pra esquentar. Que nada, não precisava. Pra ele, era refeição igual. Seria a praticidade?

Eu gosto de comida bem quente. Prefiro queimar o céu da boca a gelar a língua. Quero ver a fumacinha saindo do prato. Assoprar a colher de sopa. Ver o calor da massa derreter o queijo ralado. Alimentos frios, só salada. Café gelado também não me desce. Quanto mais quente, melhor. Daqui a pouco vem o outono, a temperatura começa a mudar e vamos ver se o guri segue na comida gelada. Lembrei de novo do sogro. O cobertor cobrindo as pernas, saboreando seu pratinho frio. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias