Notícias



Acesso ao Ensino Superior

Ministério da Educação antecipa divulgação das notas do Enem

A princípio, os resultados seriam liberados em 11 de fevereiro

10/02/2022 - 08h49min

Atualizada em: 10/02/2022 - 08h49min


GZH
GZH
Marcello Casal Jr. / Agencia Brasil

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já podem conferir o seu desempenho nas provas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC), antecipou a divulgação dos resultados finais do exame para esta quarta-feira (9). As notas estão disponíveis na Página do Participantes. A princípio, os resultados seriam divulgados em 11 de fevereiro. 

Para acessar a Página do Participante e visualizar as notas no Enem 2021, é necessário utilizar o login único da plataforma gov.br. Caso o participante não lembre a senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la: basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação (por meio do aplicativo Meu gov.br, dos bancos credenciados, do Internet Banking de bancos conveniados, por e-mail ou por mensagem de texto – SMS), preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha. 

O Enem 2021 foi aplicado nos dias 21 e 28 de novembro. A reaplicação do exame ocorreu nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022 e foi direcionada ao participante que teve problemas logísticos no dia da aplicação regular do exame e para aqueles que apresentaram sintomas ou diagnóstico de doenças infectocontagiosas na véspera ou no dia da prova, conforme previsto em edital. Nas mesmas datas, também foram aplicadas as provas para os participantes isentos da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020, que se inscreveram para a edição de 2021 após nova oportunidade, e para pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade — o Enem PPL.

O exame

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. É uma das principais portas de entrada para o Ensino Superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias