Notícias



Sem mudanças

Pela terceira semana consecutiva, governo do RS mantém Alerta para todas as regiões no sistema de monitoramento da covid-19

Internações pediátricas se encontram no maior nível observado em todo o período da pandemia, conforme o Gabinete de Crise

10/02/2022 - 08h53min

Atualizada em: 10/02/2022 - 08h53min


Laura Becker
Laura Becker
Enviar E-mail
Jonatan Sarmento / Agencia RBS

Após mais uma análise dos números atualizados da pandemia de coronavírus, o Gabinete de Crise do governo do Rio Grande do Sul decidiu manter o Alerta para as 21 regiões covid. Esta é a terceira semana consecutiva que esta classificação do Sistema 3A de monitoramento é estabelecida.

Conforme os técnicos do governo, o Estado permanece no mais elevado nível de contaminação desde o início da pandemia, embora tenha apresentado tendência de estabilidade na última semana. 

No entanto, chama atenção para o fato de que as internações pediátricas se encontram no maior nível observado em todo o período da pandemia. Na última semana, estiveram internadas em média, a cada sete dias, 64 crianças em leitos clínicos e 21 em UTIs em todo o Estado.

O Grupo de Trabalho (GT) Saúde ressalta que esse número maior de casos está diretamente relacionado ao menor avanço da vacinação nessas faixas etárias, o que evidencia como fundamental a necessidade de aumentar o ritmo de imunização de crianças.

Os dados coletados desta última semana apontam para um aumento de 18% na média móvel de casos confirmados, mantendo-se em cerca de 17 mil casos por dia desde 23 de janeiro. Com isso, a incidência semanal permanece próxima a mil casos por 100 mil habitantes — o equivalente a 1% da população gaúcha.

Apesar do alto número de ocorrências da doença, a média móvel dos últimos sete dias de internados em leitos clínicos, entre suspeitos e confirmados, é de 1.641. Isso representa estabilidade quando comparado à semana passada. Já a média móvel dos últimos sete dias de pacientes internados em UTIs, entre suspeitos e confirmados, é de 681, ou seja, 11,8% superior à semana passada.

O governo do RS registrou ainda mais 347 óbitos, uma média de 49,6 óbitos por dia, o que corresponde a uma elevação semanal de 37,2%.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias