Notícias



Alerta

Porto Alegre tem três casos de dengue autóctone confirmados

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, no mesmo período do ano passado não houve nenhum caso de infecção deste tipo na Capital

25/02/2022 - 10h08min

Atualizada em: 25/02/2022 - 10h27min


GZH
GZH
Felipe Nyland / Agencia RBS

 A prefeitura de Porto Alegre confirmou três casos autóctones de dengue — ou seja, quando a doença é contraída no próprio local — desde o início do ano. Eles foram contraídos nos bairros Bom Jesus, Jardim Carvalho e Morro Santana. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no mesmo período de 2021 não houve nenhum caso de infecção deste tipo na Capital. De acordo com a chefe da equipe de vigilância de doenças transmissíveis da SMS, Raquel Rosa, a situação é de alerta. 

— A identificação de casos autóctones em uma cidade que não tem o vírus de forma endêmica  é preocupante — disse.

Além dos casos confirmados, 25 bairros da Capital têm índice alto de infestação do mosquito aedes aegypti. Esses dados fazem parte de um levantamento da SMS, que monitora a infestação por armadilhas em 45 bairros da cidade. 

A orientação para os moradores é de que, caso tenha algum sintoma, como febre ou dor de cabeça, procure a unidade de saúde mais próxima. 

— É no início dos sintomas que conseguimos fazer os exames necessários, notificar as unidades de saúde e identificar novos casos — explica Raquel Rosa. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias