Notícias



Zona Leste

Prefeitura inicia nesta sexta-feira construção de bases para a instalação das primeiras caixas d'água no Morro da Cruz 

Das 610 famílias cadastradas, 292 estão aptas a receber o reservatório do município

18/02/2022 - 08h54min

Atualizada em: 18/02/2022 - 08h55min


Jean Peixoto
Jean Peixoto
Enviar E-mail
Guilherme Milman
Enviar E-mail
Anselmo Cunha / Agencia RBS

Nesta sexta-feira (18), a prefeitura de Porto Alegre deve começar a construir as bases para a instalação das primeiras caixas d'água na zona leste da Capital. Conforme o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, também deve ocorrer a distribuição dos primeiros reservatórios para as famílias que se dispuserem a efetuar a instalação por conta própria. 

O secretário explica que, durante a reunião realizada na manhã desta quinta-feira (17), ficou pré-definido que as caixas começariam a ser instaladas. Entretanto, a colocação dos reservatórios foi adiada.

— Hoje (quinta-feira), no início da manhã, houve uma reunião e ficou combinado que iríamos para a região instalar as primeiras caixas. Chegando ao local, a equipe de pedreiros observou que não seria possível devido a questões estruturais de algumas residências  — explica o secretário.  

Ainda não há uma nova previsão para o início da instalação dos equipamentos.

O cadastro é a primeira medida a ser executada após o município decretar situação de emergência em razão de problemas no abastecimento nos bairros Partenon, Vila São José, Vila João Pessoa, Coronel Aparício Borges e Santo Antônio. Os cinco bairros somam 120 mil habitantes.  

Pelo menos 610 cadastros foram realizados pelos servidores do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) até a manhã desta quarta-feira (16). Desses registros, 292 famílias estão sem caixa d’água. 

O município adquiriu, ao todo, 400 reservatórios de 500 litros. Até a quarta-feira (16), havia 50 equipamentos disponíveis. Nesta quinta-feira (17), a quantidade subiu para 80. Os recipientes estão armazenados na Escola Morro da Cruz.

Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, a partir das 8h30min, as equipes do Executivo municipal percorrem a região do Morro da Cruz para dar início à construção das bases para a instalação das primeiras caixas d'água. A prefeitura não apresenta uma estimativa para a conclusão dos trabalhos e vem negociando com os moradores para que instalem os equipamentos por conta própria, se possível. 

A iniciativa também envolve funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), que devem auxiliar na instalação dos reservatórios, e do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), responsável por fornecer o abastecimento. As medidas foram elaboradas e discutidas em conjunto com a comissão de moradores da comunidade, técnicos do Sindicato dos Engenheiros no Estado (Senge-RS) e Defesa Civil

Esperança e alívio

Para Jocemara Cardoso da Silva, moradora do Morro da Cruz, a chegada da caixa d’água será um alívio para o desabastecimento. Ela conta como faz para driblar a escassez quando as torneiras secam. 

— A água é um pingo de ouro hoje em dia. Eu vou na casa das pessoas que têm água com mochila. Levo duas ou três garrafas, encho, e depois volto para casa. Eu não possuo condições de fazer investimentos para ter um local para armazenar um grande volume de água. Mas esse não é um problema só meu — comenta.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias