Notícias



Conflito na Europa

Primeiro dia de ataques da Rússia à Ucrânia tem explosões, mortos e retaliações de países ocidentais

Ataques tiveram início às 5h (horário local) desta quinta-feira; sanções pretendem atingir estrutura econômica russa

24/02/2022 - 21h16min


GZH
GZH
ARIS MESSINIS / AFP
Ataques ao território ucraniano começaram pouco antes do dia amanhecer

O conflito na Ucrânia começou cedo nesta quinta-feira (24). Por volta das 5h (horário local de Moscou, meia-noite no Brasil), o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou a operação militar de invasão ao país vizinho. 

Inicialmente, a expectativa era de que os ataques ficassem restritos às duas regiões reconhecidas por ele como independentes na última segunda-feira (21): Donetsk e Luhansk, no leste da Ucrânia. No entanto, ao longo do dia, a realidade foi de explosões em diferentes regiões ucranianas, inclusive a capital, Kiev. De acordo com declaração do presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, em um pronunciamento pela TV à noite, o número de mortos chega 137, com 316 feridos.

Segundo afirmaram os guardas de fronteira ucranianos, forças russas entraram na região do norte de Kiev a partir de Belarus para executar um ataque com mísseis Grad contra alvos militares. O ataque terrestre teria partido do posto de controle de Vilcha, cerca de 150 quilômetros ao norte da capital ucraniana.

Leia mais
RS vacinou 421 mil crianças contra a covid-19; não há registros de efeitos graves, diz Secretaria Estadual da Saúde
Integração de ônibus metropolitanos e urbanos mudará linhas e veículos e exigirá baldeação; entenda

Com o barulho de bombardeios, milhares de pessoas tentaram deixar Kiev ao longo do dia. Ao amanhecer, com o ressoar das primeiras sirenes de alerta nos alto-falantes da capital do país, as avenidas foram tomadas de carros com famílias inteiras que tentavam deixar a cidade e seguir para a direção oeste ou para áreas rurais, distantes da fronteira com a Rússia.

Em Odessa, ao sul da Ucrânia, 18 pessoas morreram em um bombardeio contra uma base militar de uma localidade próxima ao porto da cidade. Este foi o ataque mais violento registrado no dia.

Uma das ofensivas russas nesta quinta-feira foi na cidade de Pripyat, onde funcionava a antiga usina de Chernobyl, onde ocorreu o pior acidente nuclear da história, em 1986. No Twitter, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, revelou que forças russas estavam tentando tomar Chernobyl e que os soldados ucranianos estavam “sacrificando suas vidas para que a tragédia de 1986 não aconteça novamente”. Mais tarde, o conselheiro-chefe do gabinete do presidente, Mikhailo Podoliak, afirmou que a Rússia havia tomado o local.

O presidente ucraniano também foi às redes sociais anunciar que o país rompeu suas relações diplomáticas com a Rússia e que proverá armas a todos os moradores que quiserem. O líder do país afirmou que os russos “traiçoeiramente” atacaram o território vizinho, “como fez a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial”.

Sergey BOBOK / AFP
Casa destruída por míssil russo na Ucrânia

Sanções à Rússia

A reação internacional ocorreu de forma contundente ao longo de toda a quinta-feira. Membros da Organização das Nações Unidas (ONU), da União Europeia e de países como China, França, Alemanha e Reino Unido reagiram à invasão, seja condenando ou pedindo moderação. 

O secretário-geral Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, prometeu que a Rússia pagará um “pesado preço econômico e político” pelo ataque e que fará “tudo o que for necessário para proteger e defender todos os aliados”. Até mesmo o papa Francisco fez um apelo para que líderes envolvidos na crise da Ucrânia desistam do conflito.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou que o G7 ampliará as sanções ao governo russo, limitando a capacidade de o país fazer negócios em dólares, libras, euros e ienes. Com isso, o entendimento é de que será limitada a capacidade da Rússia de competir na tecnologia avançada e financiar as forças armadas locais. Bancos russos também estão tendo suas operações bloqueadas nos EUA.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou sanções a 58 pessoas e entidades russas. A penalização visa membros da elite russa e suas famílias, o grupo Wagner, uma empresa militar privada, e os bancos russos. Trudeau também disse que estava estava cancelando as permissões de exportação para a Rússia, o que representa cerca de 700 milhões de dólares canadenses (cerca de R$ 2,8 bilhões) em bens, principalmente nos setores aeroespacial, tecnologia da informação e mineração.

Em diferentes partes do mundo protestos foram organizados como reação contra a guerra. Na Rússia, a polícia ameaçou com “consequências” quem participasse de comícios de rua e chamadas para protestos pró-Ucrânia pela internet. O Ministério da Administração Interna anunciou que iria deter participantes em ações não autorizadas por ações provocativas ou agressivas contra policiais.

Com a crise, as bolsas europeias caíram acentuadamente desde as primeiras horas do dia. O preço do barril de petróleo ultrapassou os US$ 100 pela primeira vez em mai                                                          s de sete anos e os estoques mundiais caíram.

Reação brasileira

No Brasil, a resposta das autoridades veio a conta-gotas ao longo do dia. O primeiro do alto escalão a se pronunciar foi o vice-presidente Hamilton Mourão, que afirmou que não concorda com a atitude russa e que o país “não está neutro” em relação ao assunto. 

Depois, o Itamaraty divulgou nota informando que o governo “acompanha com grave preocupação” a situação e “apela à suspensão imediata das hostilidades e ao início de negociações conducentes a uma solução diplomática”.

O presidente Jair Bolsonaro publicou em seu Twitter às 15h51min um post dizendo que está “totalmente empenhado” no esforço de proteger e auxiliar os brasileiros que estão na Ucrânia e que a embaixada em Kiev segue aberta para auxiliar os cerca de 500 cidadãos brasileiros que vivem no país e os demais que estiverem por lá temporariamente. 

A embaixada do Brasil no país, por sua vez, orientou que os brasileiros em Kiev encontrem um local seguro e não saiam da cidade, devido aos “grandes engarrafamentos”. Prometeu, ainda, novas instruções em breve.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias