Notícias



Ensino Superior 

Provas do vestibular da UFRGS ocorrem no próximo final de semana; confira detalhes sobre a aplicação

Concurso será realizado em sete cidades gaúchas, nos dias 12 e 13 de fevereiro

09/02/2022 - 08h41min

Atualizada em: 09/02/2022 - 08h41min


Jhully Costa
Jhully Costa
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Com mais de 15 mil inscritos, a edição 2022 do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) será realizada no próximo final de semana, nos dias 12 e 13 de fevereiro. Neste ano, as provas ocorrem em sete cidades gaúchas: Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo e Tramandaí. 

Tradicionalmente, o concurso é realizado apenas na Capital, na Serra e no Litoral Norte. Entretanto, em decorrência da pandemia, a instituição incluiu os municípios da Região Metropolitana e do Vale do Sinos à lista, com o objetivo de diminuir a necessidade de deslocamento entre os participantes.  

De acordo com a UFRGS, em Canoas, as provas serão aplicadas para 1.113 candidatos na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), no bairro São José. Em Gravataí, 533 pessoas farão o vestibular no Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos, no Centro. Já em Novo Hamburgo, 776 inscritos devem comparecer à Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, no bairro Primavera, para as avaliações. 

Em Porto Alegre, ainda conforme a instituição, 11.173 vestibulandos farão provas em 28 locais distribuídos entre as zonas Norte, Sul, Leste e Central. No Litoral Norte, as avaliações serão aplicadas para 198 participantes na Escola Estado de Santa Catarina, em Imbé, e para 397 no Instituto Estadual de Educação Barão de Tramandaí, em Tramandaí. Outros 1.044 candidatos prestarão vestibular na Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.  

O local das provas de cada vestibulando pode ser conferido desde 28 de janeiro pelo Portal do Candidato. Após informar o CPF e a senha cadastrados no momento da inscrição, o participante deve selecionar o concurso e a inscrição que deseja acessar. Assim, poderá visualizar seus dados pessoais e o local de prova, como demonstrado no conteúdo de ajuda disponibilizado pela UFRGS, disponível neste link

Cronograma das provas 

Os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para realizar as avaliações em ambos os dias. A Comissão Permanente de Seleção (Coperse) orienta que os inscritos compareçam aos locais de provas até as 14h30min, pois os portões serão fechados às 15h, tanto no sábado quanto no domingo. O gabarito de cada prova será divulgado no dia seguinte à aplicação, às 9h, neste site

  • 12 de fevereiro: História, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática e Redação 
  • 13 de fevereiro: Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira e Química 

O que levar 

Para realizar as provas, é necessário apresentar documento de identificação nos dois dias e levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta. O Coperse também estabelece como protocolo obrigatório para acesso aos locais de avaliações o uso de máscara, preferencialmente do tipo N95 ou PFF2, e indica que os vestibulandos levem uma garrafa com água, já que os bebedouros das escolas estarão desativados. 

A UFRGS ainda informa que, conforme a Portaria 630 do Gabinete do Reitor, de 28 de janeiro deste ano, não haverá exigência de apresentação do passaporte vacinal contra a covid-19 para ingresso nos prédios onde serão aplicadas as provas do concurso. 

Quando iniciam as aulas 

Segundo a universidade, os candidatos classificados no concurso poderão começar seus cursos no primeiro ou no segundo semestre de 2022. As atividades letivas referentes a 2022/1 terão início em 13 de junho e término em 20 de outubro. Já as aulas de 2022/2 vão de 17 de novembro a 19 de abril de 2023.  

Sobre o concurso 

O vestibular 2022 da UFRGS oferece 3.980 vagas em 89 opções de curso. A lista de aprovados deve ser divulgada em 25 de fevereiro, conforme o calendário do concurso. Mais informações sobre a aplicação das provas e o cronograma do processo seletivo estão disponíveis no Manual do Candidato, que pode ser acessado por meio deste site


MAIS SOBRE

Últimas Notícias