Notícias



Mesmo sem feriado

Serviços no Carnaval: bancos estarão fechados, mas comércio pode operar normalmente

Confira o que abre e o que fecha em Porto Alegre entre sábado e quarta-feira

23/02/2022 - 10h01min

Atualizada em: 23/02/2022 - 10h04min


GZH
GZH
André Ávila / Agencia RBS

Apesar das festividades oficiais canceladas e de o Carnaval não ser uma das datas do calendário oficial de feriados nacionais, o funcionamento de alguns serviços em Porto Alegre será afetado entre sábado (26) e terça (2).  Na Capital, o prefeito Sebastião Melo assinou um decreto que mantém o ponto facultativo de segunda-feira (28) a quarta-feira (2) até o meio-dia, com compensação de horas. 

Os bancos estarão fechados na segunda (28) e na terça-feira (1º), e o expediente iniciará às 12h na quarta-feira (2).  Já as lojas que possuírem acordos coletivos de trabalho com o sindicato do setor poderão funcionar normalmente na terça-feira, enquanto os demais dias não serão afetados.  

Na segunda e na terça-feira, as agências FGTAS, dos Correios e agências de atendimento da CEEE não terão atendimento, enquanto os trens vão operar com tabela especial e de feriado, respectivamente.

A reportagem ainda será atualizada com o funcionamento dos serviços de saúde e ônibus. 

Confira o que abre e o que fecha em Porto Alegre

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que, em razão de resolução do Banco Central do Brasil, o calendário de feriados bancários está mantido, e nos dias 28 de fevereiro e 1º de março,  segunda e terça-feira de Carnaval, não haverá atendimento ao público nas agências. Na quarta-feira de cinzas , o início do expediente será às 12h. Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de três horas de funcionamento.

A Febraban orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências. As contas de consumo e carnês com vencimento em 28 de fevereiro e 1º de março poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (2).

Comércio

De acordo com o Sindilojas-POA, as atividades do comércio de Porto Alegre poderão ser mantidas normalmente durante os dias de Carnaval. A determinação está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho, documento que estipula as regras para o setor para o período de 2022. A entidade orienta que os lojistas que desejarem utilizar a mão de obra de empregados na terça-feira (1), tenham aderido ao Acordo Coletivo, necessário para esta finalidade.

Quanto ao fim de semana (26 e 27) e à segunda-feira (28), o funcionamento do comércio seguirá inalterado. A quarta-feira de cinzas (2) também não terá alterações.

Correios

 Na segunda (28) e na terça-feira (1º), as agências dos Correios estarão fechadas e a Central de Atendimento dos Correios (CAC) também não funcionará. Na quarta-feira (2/3), o atendimento nas agências será retomado a partir das 12h, e a CAC atenderá normalmente, das 8h às 20h.

Nestes dias, seguem disponíveis os canais digitais no site dos Correios. Para obter informações sobre produtos e serviços, rastrear objetos e consultar preços e prazos, os clientes podem contar com o suporte da atendente virtual e para registrar manifestações, podem acessar diretamente o Fale conosco.

Limpeza urbana

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalhará normalmente com todas as coletas durante o Carnaval: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.

Luz

Devido ao feriado de Carnaval, as agências de atendimento da CEEE Grupo Equatorial estarão fechadas na segunda (28), na terça (1º) e na quarta-feira (2) pela parte da manhã. As atividades retornarão no quarta-feira de Cinzas, às 14h.

Os clientes da CEEE Equatorial Energia podem solicitar serviços, no período, pelo site ou pelo telefone 0800 721 2333. Para falta de energia, é possível enviar um SMS para o número 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (encontrado no canto superior direito da fatura de energia). 

Supermercados

De acordo com  o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros-RS), os mercados podem funcionar normalmente entre sábado (26) e segunda-feira (28). No dia 1º, terça-feira,  somente poderão funcionar com a mão de obra dos colaboradores os supermercados que possuem acordo coletivo com o  Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre. Na quarta-feira (2), o funcionamento é normal. 

Agências FGTAS/Sine

As Agências FGTAS/Sine estarão fechadas nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, devido ao ponto facultativo, estabelecido pelo Decreto nº 56.291, de 29 de dezembro de 2021. As unidades reabrirão para atendimento ao público no dia 2 de março, quarta-feira de cinzas, a partir das 13h.

Em Porto Alegre, a medida também será adotada na sede administrativa da FGTAS (Avenida Borges de Medeiros, 521), na Casa do Artesão (Avenida Júlio de Castilhos, 144) e no Vida Centro Humanístico (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132).

Trensurb

De acordo com a Trensurb, a operação dos trens terá alteração na operação de trens durante o Carnaval. Na segunda-feira (28), o funcionamento será conforme tabela horária especial, com intervalos entre 15 e 26 minutos nas partidas da estação Mercado e Novo Hamburgo.  Na terça-feira, os intervalos seguem a tabela horária de domingos e feriados, com intervalos entre 20 e 25 minutos.

Ainda não é assinante? Assine GaúchaZH e tenha acesso ilimitado ao site, aplicativos e jornal digital. Conteúdo de qualidade na palma da sua mão. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias