Notícias



Falta de proteção

Apenas metade das crianças recebeu a primeira dose da vacina contra a covid no RS

Vacinação da faixa etária de cinco a 11 anos foi iniciada há dois meses no Estado

21/03/2022 - 21h26min


Gabriel Jacobsen
Gabriel Jacobsen
Enviar E-mail
Porthus Junior / Agencia RBS
Vacina contra a covid para crianças a partir dos cinco anos é recomendada pelos principais órgãos médicos e científicos do Brasil

Passados dois meses desde o início da vacinação contra a covid-19 em crianças no Rio Grande do Sul, pouco mais da metade desse grupo foi vacinada no Rio Grande do Sul. Os dados do vacinômetro do governo do Estado mostram que apenas 51,7% das crianças gaúchas de 5 a 11 receberam a primeira dose, até esta segunda-feira (21).

LEIA MAIS
Campanha de vacinação contra a gripe deste ano não inclui crianças de 5 anos em grupos prioritários
Dengue, covid ou gripe: semelhança entre os sintomas preocupa; veja como diferenciar as doenças
Casas da zona leste de Porto Alegre recebem pulverização contra o mosquito da dengue

Esta é a faixa etária com menor índice de vacinação no Estado. Em números absolutos, são 465 mil crianças que não foram levadas pelos pais ou responsáveis para receber a proteção da vacina pediátrica contra a covid-19, que é recomendada pelas principais entidades médicas do Brasil.

A vacinação das crianças de 5 a 11 anos começou em 19 de janeiro, no Estado. Desde então, parte das prefeituras no Rio Grande do Sul têm realizado ações, entre as quais a busca ativa e a realização de dias de mobilização, para melhorar os números da vacinação infantil.

A título de comparação, no que diz respeito apenas à primeira dose, a faixa etária dos adolescentes tem desempenho superior. Ainda segundo dados do vacinômetro estadual, 89,7% dos jovens de 12 a 17 anos receberam a primeira dose da vacina. Entre adultos, a adesão é de 96,8% à primeira dose da imunização, no Estado.

Apesar de preocuparem especialistas, os números do Rio Grande do Sul ainda são superiores à média nacional. Conforme o Ministério da Saúde, até o momento, 43,4% das crianças brasileiras de cinco a 11 anos foram vacinadas com a primeira dose. Dentre os adolescentes (12 a 17 anos), 80% receberam a primeira aplicação.

Leia mais notícias do Diário Gaúcho 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias