Notícias



Mudança

Campanha de vacinação contra a gripe deste ano não inclui crianças de 5 anos em grupos prioritários

Faixa etária foi reduzida para crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias

21/03/2022 - 21h23min


Larissa Roso
Larissa Roso
Enviar E-mail
Antonio Valiente / Agencia RBS
A campanha de vacinação contra a gripe será dividida em duas etapas

Com início previsto para 4 de abril, a campanha nacional de imunização contra a gripe terá uma diferença importante neste ano, à qual pais e responsáveis devem ficar atentos. Crianças de cinco anos não estão incluídas nos grupos prioritários, ou seja, os primeiros a receberem as doses pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

Na primeira etapa, que vai até 2 de maio, serão imunizados trabalhadores da área da saúde e pessoas a partir de 60 anos. Na segunda, de 3 de maio a 3 de junho, ficam habilitadas à vacina as crianças a partir de seis meses até menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), entre outros públicos (confira a listagem abaixo). 

LEIA MAIS
Vacinação contra gripe começará no dia 4 de abril; confira calendário e grupos prioritários
Dengue, covid ou gripe: semelhança entre os sintomas preocupa; veja como diferenciar as doenças
Flurona: dupla infecção por covid-19 e gripe é registrada desde o início da pandemia, diz virologista 

Questionado sobre o motivo da mudança, o Ministério da Saúde respondeu apenas, por meio de sua assessoria de imprensa, que as crianças de cinco anos “não ficam de fora da campanha”. “Elas irão entrar na campanha. Só não nesse início”, informou a pasta por e-mail. Na prática, entretanto, crianças de cinco anos não estão incluídas nos grupos prioritários e dependerão do quantitativo que sobrar depois do calendário inicialmente divulgado.  

“O Ministério da Saúde esclarece que, conforme pactuado com Estados e municípios, a Campanha de Vacinação contra a Influenza irá priorizar, inicialmente, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, entre outros grupos da população. Após a imunização deste público, Estados e municípios poderão dar continuidade à campanha com a inclusão das crianças acima de cinco anos, assim como da população em geral”, acrescentou a assessoria. 

Sobre a possível falta de insumos (como agulhas e seringas) ter motivado a restrição da faixa etária infantil, o ministério não se manifestou. Especialistas criticam a decisão, avaliando-a como um retrocesso. Em vez de incluir, o cronograma exclui grupos até então contemplados no início da mobilização. 

No total, 80 milhões de doses contra a gripe, fabricadas pelo Instituto Butantan, de São Paulo (SP), foram adquiridas para aplicação neste ano. A fórmula da vacina, atualizada, inclui a cepa H3N2, que provocou epidemia em diversos pontos do Brasil entre o final de 2021 e o início de 2022. Cada dose da chamada vacina trivalente também contempla os vírus do tipo H1N1 e B. 

A Secretaria Estadual da Saúde informou que segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunizações (PNI).  

O Dia D da vacinação, quando há um esforço nacional para imunizar o maior número possível de indivíduos, será em 30 de abril, um sábado. Ao final das fases de prioridades, haverá uma avaliação do estoque restante para aplicação no restante da população. A rede particular (clínicas e farmácias) já disponibiliza a vacina contra a gripe (na versão tetravalente) ou, pelo menos, o agendamento, para quem tiver interesse e não quiser aguardar pelo sistema público.  

Calendário 

Grupos que podem se vacinar de 4 de abril a 2 de maio 
/// Pessoas a partir de 60 anos 
/// Profissionais da área da saúde 

Grupos que podem se vacinar de 3 de maio a 3 de junho 
/// Crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias 
/// Gestantes e puérperas 
/// Povos indígenas 
/// Professores 
/// Comorbidades 
/// Pessoas com deficiência permanente 
/// Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas 
/// Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso 
/// Trabalhadores portuários 
/// Funcionários do sistema prisional 
/// Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas 
/// População privada de liberdade

Leia mais notícias do Diário Gaúcho  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias