Notícias



Seu Problema é Nosso

Conheça projetos que oferecem práticas de atividades físicas gratuitas

Universidades promovem o acesso aos esportes e beneficiam a saúde da população

10/03/2022 - 12h11min


Bruno Todeschini / Divulgação
Programa Saber, da PUC-RS, tem vagas em aberto para todos os públicos

Com o objetivo de oferecer opções acessíveis a práticas de esporte e lazer, universidades com campus na Região Metropolitana desenvolvem programas com aulas gratuitas. E, como já se sabe, os exercícios físicos garantem amplos benefícios para a saúde. Além da melhora no bem-estar, estimulam o crescimento das crianças e adolescentes e colaboram para um envelhecimento com mais autonomia. Isso porque, segundo o coordenador do curso de Educação Física da PUC-RS, Fábio Suñe, as práticas ajudam no desenvolvimento cognitivo e psicológico, fortalecem ossos, músculos e articulações, elevam a autoestima e trazem, ainda, uma série de outros ganhos para os praticantes. 

Uma proposta das universidades para estas ações é criar espaços onde seus alunos possam aplicar os conhecimentos que estão desenvolvendo ao longo de suas formações. Assim, conseguem também construir uma maior aproximação entre a população e os ambientes universitários, através dos chamados programas de extensão. 

A seguir, conheça algumas dessas iniciativas e saiba como se inscrever.

LEIA MAIS
Em São Leopoldo, projeto esportivo gratuito pede ajuda para investir em seus atletas
Apesar dos desafios, leitores persistem na busca por seus sonhos
Após reportagem, doações de material escolar chegam a comunidades

Opção no Vale do Sinos

Voltado aos moradores de São Leopoldo, há 34 anos a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) mantém o Programa Esporte Integral (PEI). Tendo como público-alvo crianças e adolescentes que estudam em escolas públicas, o projeto objetiva aliar o esporte com a formação cidadã dos seus integrantes. Os participantes têm acesso a atividades semanais de atletismo, futebol e hóquei de grama. 

Augusto Dotto, coordenador do PEI, fala da importância de existirem espaços que incentivem o lazer para este público, diante de um cenário onde eles estão cada vez tendo menos contato com atividades ao ar livre. Esse é um comportamento, aponta, que foi intensificado durante a pandemia: 

– Estamos falando de uma geração com pouco contato com esses exercícios. E a Educação Física sendo tirada do currículo escolar, esse contato tende a ser cada vez mais focado em espaços pagos, aos quais grande parte da nossa população não consegue ter acesso. Então, locais que proporcionem estas práticas de forma gratuitas são essenciais.

Como participar

/// O PEI oferece 40 vagas para atividades realizadas no campus Unisinos. O cadastro para o programa é contínuo. Ou seja, após as vagas serem ocupadas, o projeto mantém uma lista de espera para os interessados. 

/// Para participar, é necessário ter entre sete e 17 anos, ser morador de São Leopoldo e frequentar escola da rede pública. As atividades ocorrem nas quartas-feiras e sextas-feiras, no turno da tarde. 

/// As inscrições precisam ser feitas de forma presencial no Complexo Desportivo Unisinos, na Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, bairro Cristo Rei, em São Leopoldo. Para obter outras informações, entre em contato pelo telefone (51) 3590-8789 ou e-mail pei@unisinos.br.

Arquivos Pessoais / Arquivos Pessoais
Programa da Unisinos está em atividade há 34 anos

Atividades para todos

Em Porto Alegre, o Programa Saber, desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), tem como objetivo proporcionar práticas de atividades motoras para os seus integrantes. Os exercícios físicos são planejados ao longo do projeto pelos instrutores. 

As vagas disponíveis são destinadas a crianças e adolescentes. Para saber sobre as vagas destinadas ao público  adulto acesse bit.ly/programasaber.

Como participar

/// Inscrições para turmas infantis seguem até 23 de março, data em que se iniciam as atividades deste grupo. São 47 vagas (manhã) e 36 (noite). As aulas ocorrerão nas segundas e sextas-feiras, das 10h às 11h ou das 19h30min às 20h30min. 

/// Já turmas voltadas a adolescentes recebem inscrições até 22 de março. Esta é, também, a data em que começam as atividades para esta faixa etária. As vagas são divididas em 48 (manhã) e 47 (noite). As práticas ocorrerão nas terças e quintas-feiras, das 10h às 11h ou das 19h30min às 20h30min. 

/// As inscrições devem ser realizadas pelo link bit.ly/programasaber.

Pilates e treino para idosos

A UFRGS oferece aulas online de Pilates e treinamento funcional para o público idoso. As práticas utilizarão materiais facilmente encontrados em casa, como tapete, garrafas de água, cadeira e cabo de vassoura. Os encontros em grupo começam em abril e irão ocorrer por meio da plataforma Google Meet, nas segundas e quartas-feiras, em dois horários: às 15h e às 16h. 

Além destas atividades, a cada três meses, os participantes irão passar por avaliações.

Como participar

/// Para se inscrever, é necessário entrar em contato com o projeto pelo e-mail treinamentoremoto.idosos@gmail.com ou WhatsApp (51) 99695-7818.

Produção: Émerson Santos 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias