Notícias



Posso Entrar?

Cris Silva: "Empreender é acreditar"

Colunista traz histórias inspiradoras de vida e trabalho todas as sextas-feiras

18/03/2022 - 07h00min


Agência RBS / Agência RBS
Cris Silva

A história de hoje é mais um exemplo de quem estava na beira de uma depressão e viu, no trabalho, a saída perfeita para não surtar. Uma cabelereira que perdeu a clientela, no meio da pandemia, e precisou encontrar algo que fizesse sentido e que ajudasse a pagar as contas. Quantas mulheres passaram por isso nos últimos tempo, né? Inúmeras. 

Eu conto agora a trajetória da Ana, ex-cabeleireira, que trocou a tesoura de cortar cabelo pela tesoura de cortar tecido. Graças a essa coragem, criou a sua própria marca de acessórios. Com vocês, Ana Muller, 49 anos, moradora do bairro Partenon, em Porto Alegre, e proprietária do Ana Muller Acessórios. 

Leia outras colunas da Cris Silva

FOI ASSIM

"Antes da pandemia, trabalhava como cabeleireira. Quando veio a pandemia, pensei que logo iria passar, mas o tempo foi passando e tudo piorou. Me vi numa situação difícil porque trabalhava em casa, e meu marido e o filho são do grupo de risco, então, não poderia mais atender minhas clientes. Tive prejuízo de produtos. Comecei a pensar o que poderia fazer pois, estava ficando deprimida. Mas não poderia colocar minha família em risco." 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Brincos e aneis

O QUE FAZER?

"Estava com medo de desenvolver depressão. Conversei com a minha mãe que queria fazer algo sustentável, mas nunca tinha feito nada, nem pegar um botão. Comecei a pesquisar na internet e olhar trabalhos de empreendedoras. Os brincos de botões de tecido me chamaram atenção. 

Ganhei do meu marido o material que precisava para começar, e comecei."

PRIMEIRO 

"Comecei a fazer os brincos, e isso foi me dando uma força. Percebi que era possível me reinventar e me sentir útil novamente. Claro que o objetivo era ter um trabalho, mas também vi que existia superação da minha parte. Olhando os trabalhos maravilhosos de muitas empreendedoras, fui me inspirando."

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Itens são feitos com tecido

GRATIDÃO

"Uma situação em especial me ajudou muito. Encontrei no supermercado a comunicadora da rádio 102 Sara Bodowski, e nos conectamos através das redes sociais. Ela comprou meus acessórios e fez uma postagem linda, falando deles, e me fez acreditar que todo o esforço estava valendo a pena! Minha felicidade é ver que cada acessório pode ser um belo presente e uma demonstração de amor."

Se quiser conhecer o trabalho da Ana, pode ir no Instagram @Ana_Muller_Acessorios.

RECADO DA CRIS 

"O amor é a única coisa que cresce à medida que se reparte."

VAI TER FEIRA!

Entre hoje e domingo, o Instituto Ling, em Porto Alegre, recebe mais uma edição da Mostra Open Select. Durante os três dias, o evento vai reunir designers dos segmentos de moda e decoração para expor seus produtos e discutir tendências contemporâneas. Os 31 expositores estarão espalhados por diversos ambientes dentro do centro cultural. 

Uma das atrações será a exposição individual de móveis e objetos intitulada Ancestralidades, do designer Tiago Braga. Além da mostra, serão oferecidas oficinas e palestras com convidados vindos de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. 

O objetivo do evento é estabelecer conexões entre diferentes criadores e apresentar ao público a natureza do design independente brasileiro.  

Saiba mais 

O que: mostra Open Select Territórios
Quando: hoje, das 14h às 20h, amanhã, das 11h às 20h, e domingo, das 11h às 20h
Onde: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440, bairro Três Figueiras)
Entrada: gratuita
Informações pelo e-mail: open@mariacultura.com.br
Palestras: gratuitas, mediante retirada de senha no local



MAIS SOBRE

Últimas Notícias