Notícias



De terça a quinta-feira

Fila dá voltas em frente ao Sine para feirão de empregos que oferece cerca de mil vagas em Porto Alegre 

Além do encaminhamento para entrevistas, candidatos também poderão participar de palestras sobre mercado de trabalho, confecção de currículo e empreendedorismo social

15/03/2022 - 09h05min

Atualizada em: 15/03/2022 - 09h57min


Tiago Bitencourt
Tiago Bitencourt
Enviar E-mail

Uma grande fila, com centenas de pessoas em busca de uma oportunidade para voltar ao mercado de trabalho, se formou em frente ao Sine da Capital na manhã desta terça-feira (15). De hoje até quinta-feira (17) ocorre o Feirão de Empregos 250 anos de Porto Alegre, com mais de mil vagas oferecidas por cerca de 20 empresas.

A Avenida Sepúlveda foi bloqueada entre a Mauá e a Siqueira Campos devido à estrutura montada e a longa fila. Por volta das 8h15min, quando os primeiros atendimentos foram feitos, mais de mil pessoas já aguardavam no local. 

A primeira a chegar foi a Aline da Silva Oliveira Costa, 39 anos. Moradora do bairro Partenon, ela chegou 00h20min e, nesta manhã, esperava o início dos atendimentos sentada em uma cadeira de praia ao lado da filha e da irmã. Ela está há três anos em busca de emprego.

– O que vier está bom. O importante é estar trabalhando – diz Aline, antes de sair com um encaminhamento para vaga de auxiliar de serviços gerais.

Um dos diferenciais do Feirão de Empregos 250 anos de Porto Alegre, em alusão ao aniversário da cidade, é que as empresas farão as entrevistas com os candidatos já no local, junto à estrutura montada pela prefeitura. Isso ajuda, pois quem procura emprego economiza no deslocamento. É o caso do Francisco Ferreira Neto, 48. Morador de Viamão, ele deixou a cidade de bicicleta, levando 1h30min até o centro de Porto Alegre.

– Vim de bicicleta e economizo no dinheiro da passagem. Eu nem lembro a última vez que tive carteira assinada. Venho fazendo bico, e o que aparecer tá bom – afirma. 

O Sine fará a intermediação da mão de obra, encaminhando o trabalhador para possível entrevista de emprego. Somente nesta terça-feira, são 1.113 vagas, mas a previsão é que no total, 1,3 mil vagas sejam oferecidas.

– Algumas vagas se repetem de um dia pra o outro. A gente já esperava esse movimento. A diferença é que as empresas estarão aqui – diz o diretor do Sine, Adriano Weinmann.

Acostumado a fazer trabalhos temporários como garçom, Willian Oliveira, 33, viu as oportunidades diminuírem – até acabarem – durante a pandemia. Ele também saiu de Viamão de bicicleta.

– Aos poucos, fecharam (restaurantes). Optaram por telentrega e eu fiquei sem trabalho. Agora, o que vier eu estou pegando – afirma.

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Avenida Sepúlveda está bloqueada entre a Mauá e a Siqueira Campos

Além do encaminhamento para entrevistas, os candidatos também poderão participar de palestras sobre mercado de trabalho, confecção de currículo e empreendedorismo social. Nesta terça-feira, às 16h, o gestor de RH Kaká Ávila falará sobre a elaboração de um bom currículo e como se destacar na entrevista de empregos. Na quarta-feira (16), também às 16h, a empresária Caren Silva Santos abordará o empreendedorismo social.

A Secretaria Municipal de  Desenvolvimento Econômico e as empresas participantes do programa Mais Crédito também participam do feirão, oferecendo orientações sobre como ser um Microempeendedor Individual (MEI). E, para quem já é MEI, é possível conseguir orientações sobre como conseguir crédito para investimento no próprio negócio. 

O Feirão de Empregos segue até as 17h de hoje, sendo retomado na quarta-feira, às 8h30min. 

Empresas participantes

Gaúcha Recursos Humanos, Senac RS, Instituto Mix, Inteligência Educacional, MRV, Andritz,  ALÔ Atendimento, CIEEERS, Top Cursos, Demã Jovem, Correio do Povo, Sogipa, DRT- logística Estratégica, Fundatec, Dimed, Unitec e Pão dos Pobres.

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) estará presente com as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) com orientações sobre o Cadastro Único (CadÚnico) e outros benefícios.

Confira as vagas e programação para esta terça-feira

  • Vagas gerais
    Ajudante de Eletricista
    Almoxarife
    Armador
    Atendente Receptivo
    Auxiliar de Limpeza
    Atendente de Loja
    Auxiliar Almoxarife
    Auxiliar de Cozinha
    Auxiliar de Pedreiro
    Auxiliar de Produção
    Azulejista
    Carpinteiro
    Eletricista
    Encanador
    Encarregado de Obras
    Encarregado de Montador de Formas
    Merendeira
    Montador de Formas Metálicas
    Oficial da Manutenção Civil Polivalente
    Pedreiro
    Pintor
    Rádio Operador
    Recepção
    Sinaleiro
    Telefonista 

Turno da manhã

  • Orientações de qualificação profissional
    Alcides Maya
    CIEE
    Fundatec
    Instituto Mix
    Pão dos Pobres
    SENAC
    Top Cursos
    UNITEC
  • Orientação para abertura MEIs
    Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo
  • Orientação Mais Crédito Juro Zero
    Imembuí/Porto Sol

Turno da tarde

  • Orientações de qualificação profissional
    Top Cursos
    Fundatec
    Pão dos Pobres
    Alcides Maya
    UNITEC
    Instituto Mix
    CIEE
  • Palestra
    16h – Dicas para aumentar chances de empregabilidade com Kaka D’Avila

MAIS SOBRE

Últimas Notícias