Notícias



Zona Norte

Grafite em mural com mais de mil metros quadrados é inaugurado no Jardim Itu-Sabará, em Porto Alegre

Estrutura foi pintada por sete artistas gaúchos e um mineiro, com a ajuda de outros 20 aprendizes

31/03/2022 - 22h34min

Atualizada em: 03/04/2022 - 16h54min


GZH
GZH
Diego Larré / MRV/Divulgação

Com o objetivo de deixar mais um legado para Porto Alegre no ano em que a cidade comemora 250 anos, a Capital recebeu de presente mais de mil metros de arte na Rua Concorde, no bairro Jardim Itu-Sabará. Um mural foi pintado por sete artistas gaúchos e um mineiro, com a ajuda de outros 20 aprendizes. 

A estrutura que protege o fundo de 26 casas serviu de tela para uma oficina promovida pela construtora MRV, sob a coordenação do artista porto-alegrense Jackson Brum, que assina alguns projetos na cidade. Segundo a empresa, o local escolhido escapa dos tradicionais pontos de grafite na capital gaúcha, muito concentrados na região central. 

"As obras inauguram um novo ponto turístico e de encontro na Zona Norte, berço de importantes nomes da cena local. Ao todo, são oito pinturas autorais que formam uma das maiores intervenções de arte urbana da capital", comentou a empresa. 

Leia mais
"O Arroio Sarandi não vinha recebendo a atenção que devia nos últimos anos", afirma diretor-geral do Dmae
Em busca de reconhecimento, gaiteiro de 19 anos viaja de Butiá a Porto Alegre para tocar na Esquina Democrática
Moradora transforma praça e promove ações sociais no bairro Bom Jesus

Luis Flavio Trampo, uma das referências de arte urbana em todo o Brasil e um dos pioneiros do grafite em Porto Alegre nasceu e cresceu no Jardim Itu. Esta é a primeira vez que ele volta ao local para um "projeto completo de pintura e trocas com esses amigos, mais experientes e iniciantes". 

— O grafite sempre teve essa característica de crescer com o outro, com o que eu aprendo do trabalho do outro. E mesmo hoje em dia, em que tanta coisa acontece no virtual, nada substitui a conversa e o olho no olho — comenta. 

Foi o vislumbre de trocar experiências com grandes nomes de diferentes estilos de arte urbana que atraiu o jovem Geicieli Rehbein para o projeto. Com experiência em letterings em paredes, agora ela diz que se sente capaz de aventurar-se em outras linguagens, como o muralismo. 

— Antes eu não sabia nem por onde começar, agora eu quero seguir me desenvolvendo e trabalhando com grafite também — afirma. 

Os artistas foram selecionados e convidados por Jackson Brum. Kelvin Koubik, Trampo, Sabrina Brum, Ed-Mun, Rafael Jung, Fábio Flop e Pedro Benjamim levaram sua arte autoral aos muros que, juntos, somam 320 metros de comprimento. 

Os 20 aprendizes passaram por uma oficina de capacitação que garantiu o intercâmbio entre saberes e fazeres artísticos. As aulas foram totalmente gratuitas e ocorreram entre os dias 22 e 25 de fevereiro.

Produção: Guilherme Gonçalves


MAIS SOBRE

Últimas Notícias