Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: bem-vindo, outono

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

21/03/2022 - 09h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Demorou, hein? Eu estava louca de saudade. Desde ontem é outono. Que alívio comemorar o fim (pelo menos na teoria) do calorão histórico que fez nos últimos meses. Até os adoradores do verão vão concordar que suamos além da conta. Quem sabe até chegar o inverno, a gente faz uma trégua. Agora todo mundo curte a temperatura amena e tudo de bom que ela proporciona. Dormir melhor, por exemplo. Poder desligar ventilador, ar-condicionado e ver a conta de luz amenizar também.

Quando uma estação muda, a nossa casa muda junto. Nas janelas, o sol de outono entra com outra intensidade de luz. As camas e sofás pedem mantas leves. Na cozinha, a água fervendo abastece a xícara de chá. As panelas se preparam: vem sopa por aí. As roupas no varal começam a demorar pra secar. Em compensação, valorizamos muito mais uma toalha sequinha. O box do banheiro fica embaçado com nossos banhos. Embaixo do chuveiro, a água quente faz o milagre da recuperação.

Leia outras colunas da Maga

Ciclos

As transformações que acontecem na natureza nos lembram que a vida é mesmo uma sequência de ciclos. Um novo se inicia. As árvores se despedem de suas folhas e flores. Cada galho vazio é temporário, faz parte do show. A certeza de que logo adiante o verde ressurgirá com mais intensidade (assim como o colorido das flores). Enquanto isso, nos distraímos com as folhas secas que caem e criam tapetes no chão. Que as chuvas sejam mansas e passageiras. Outono, seja gentil com a gente.

Pra felicidade das mães e tristeza dos filhos, está aberta a temporada do "Leva um casaquinho!". Em breve, as fôrmas de gelo vão hibernar no freezer. Roupas de verão e de inverno trocarão de lugar nos roupeiros. O vento vai soprar mais forte nas esquinas. Os abraços serão mais demorados de propósito pra esquentar. As frestinhas nas janelas? Alguém fecha rápido. Quem vai ser o primeiro da casa a preparar um chocolate quente? Se fechar o tempo, que se abra um sorriso. Bem-vindo, outono!  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias