Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes e as pessoas contraditórias

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

07/03/2022 - 09h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Dizem que se a gente enxerga defeitos nos outros e se incomoda com isso é porque essas características também são nossas. Tô sendo delicada chamando de características: podem ser raiva, irritação, grosseria, insegurança e tantas outras falhas de alguém refletindo o nosso próprio comportamento. A explicação? É bem mais fácil criticar uma pessoa do que a nós mesmos. Pelo menos foi assim que entendi, e desde que ouvi isso nunca mais esqueci. Observe ao redor. Somos espelhos uns dos outros.

Imperfeições da alma e do caráter? Melhor tratar na terapia com um profissional de confiança. Agora os pequenos tropeços, a gente que lute. Hoje enxergo e reconheço muitos dos meus defeitos (santa maturidade pra abrir os olhos). Já as minhas contradições do dia a dia, possivelmente eu perceba só a pontinha do iceberg. Contradições são defeitos? Pessoas contraditórias me interessam. Quem consegue ser coerente o tempo inteiro? Sou super educada e desbocada, olha aí uma contradição.

Leia outras colunas da Maga

Esteira

Um dia desses, eu estava pagando os pecados na academia e vi que a vizinha a milhão na esteira assistia justo a um programa de receitas na TV. Até ela se deu conta e riu. Que guria contraditória, pensei. Mas aí lembrei de quando duas encomendas online chegaram juntas aqui em casa: uma pedra de fazer pizza no forno e uma balança digital (pra pesar o corpo, não a farinha). De lá pra cá, várias pizzas foram saboreadas e até os meus pensamentos pesam na maldita balança.

Tudo isso pra dizer que o ser humano é contraditório por definição, senão seríamos robôs programados pro erro zero. Tomara que as suas contradições sejam apenas engraçadas e não prejudiquem ninguém (nem a você). Treinar a observação e o autoconhecimento ajudam a evoluir. Mudamos de ideia, hoje temos certeza e amanhã não, adoramos julgar os outros e não aprendemos com os nossos erros. Se você não é a BBB Jade Picon que tapa o umbigo, olhe pro seu e reflita.  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias