Notícias



Coluna da Maga

Nosso Portinho

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

25/03/2022 - 09h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Amanhã é o aniversário de Porto Alegre: 250 anos! Parece muito tempo, muita história, muitas batalhas vencidas. Mas se compararmos ao Velho Continente, não é. Na Europa, existem cidades com mais de 6 mil anos. Lisboa, em Portugal, é uma das mais antigas. Taí uma velhinha cheia de energia, que se reinventa e fica mais interessante a cada ano que passa. Nosso Portinho parece um bebê de fraldas perto dela. O Brasil é um país super jovem. Ainda estamos construindo a nossa trajetória.

Completar um ano redondo faz a data ganhar outra relevância. A cidade está em clima de festa a semana toda, e acho bonito esse senso de pertencimento que a ocasião desperta em seus moradores. Já escrevi várias colunas sobre o aniversário de Porto Alegre e reclamei dos seus problemas. Esse ano, decidi só comemorar. Talvez seja a maturidade (minha e dela). Que cidade no mundo não tem questões a serem resolvidas? Algumas urgentes, tantas importantes, todas necessárias.

Leia outras colunas da Maga

Cartões postais

Neste exato momento, vou olhar pro lado bom e inspirador de Porto Alegre. Quero continuar sentindo orgulho dos nossos cartões postais. A Orla do Guaíba, o pôr do sol, o Iberê, a Casa de Cultura Mario Quintana, o Cais Embarcadero, o Marinha, o Parcão, a Redenção, o Vila Flores, o Centro Histórico, os bairros que sinto saudade de frequentar (e os que preciso descobrir), os restaurantes, bares e cafés que estão abrindo (viva os empreendedores), a revitalização do Quarto Distrito.

Quanto mais Porto Alegre ganha autoestima, mais seus moradores se beneficiam. Recentemente a marca Horizontes foi escolhida pra representar a cidade, e muita gente participou da votação. Foi uma criação colaborativa que envolveu grandes profissionais do design. A identidade visual vencedora mostra Porto Alegre como um lugar de encontros e conexões entre pessoas, a natureza e a cultura vibrante das ruas. "Um horizonte pra se reinventar". Bora tornar isso verdade absoluta. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias