Notícias



Olhar com Amor

ONG cria projeto para dar assistência oftalmológica e óculos a crianças carentes em Porto Alegre

Ação contará com duas oftalmologistas para diagnósticos, mas ainda é preciso encontrar parceiros para armações e lentes

02/03/2022 - 12h45min


Kathlyn Moreira
Kathlyn Moreira
Enviar E-mail
Kathlyn Moreira / Agencia RBS
Fundadora da ONG Dia do Amor, Carla Müller quer melhorar o aprendizado de crianças ajudando no acesso ao primeiro óculos

Pensando em facilitar o acesso de crianças em vulnerabilidade social a uma consulta oftalmológica, a ONG Dia do Amor, de Porto Alegre, está com uma ação para promover cuidados com os olhos e para compra de óculos aos pequenos que não têm condições de arcar com os custos da armação e lentes. 

Batizada de "Olhar com Amor", a iniciativa vai atender crianças assistidas pelo Movimento Por Uma Infância Melhor (MIM), que tem sede na Vila Mato Sampaio, no bairro Bom Jesus, e realiza atividades no turno inverso ao da escola. Para a fundadora da ONG, Carla Müller, o período de volta às aulas foi um fator que levou o projeto a buscar uma ação para ajudar a melhorar a qualidade de aprendizado. 

  A gente acredita muito que o amor e a educação conseguem mover as montanhas, e esse projeto está muito inserido nessa linha. 

Carla conta que teve a ideia em janeiro, quando o apresentador Tiago Leifert e a esposa, Daiana Garbin, revelaram que a filha deles está com câncer nos olhos. 

 — Isso me veio à cabeça. Nossa, se uma pessoa que tem condição está passando por isso, imagina todas essas crianças que não têm como bancar um tratamento e como isso influencia no desempenho escolar. 

Para o início da operação, as oftalmologistas Ana Sonsini e Juliana Wagner Dada vão se juntar à equipe para realizar as consultas. As médicas fornecerão receitas de óculos para as crianças que precisarem e também darão os encaminhamentos àquelas que necessitarem de outro tratamento mais específico. 

 —A criança aprende por imitação, se a visão estiver prejudicada, isso vai impactar tanto no desenvolvimento global quanto no aprendizado na escola. Uma grande parte das crianças, especialmente as menores, acaba não demonstrando nenhum sintoma quando tem alguma alteração visual, porque elas sempre enxergaram daquela maneira, então não sabem diferenciar o que é uma visão borrada e o que é uma visão nítida – afirma Juliana.

– A infância é o período que a visão está se desenvolvendo, então é fundamental examinarmos e diagnosticarmos o quanto antes qualquer alteração para que possa ser tratada nesse período, pois existem condições que se descobertas somente na vida adulta já acabam não melhorando com tratamento e a visão fica prejudicada por toda a vida  — explica a oftalmologista.

Os voluntários já comemoram que uma ótica demonstrou interesse em doar parte dos óculos necessários. Para conseguir dar conta de todos os custos e ainda alcançar outras instituições para levar o atendimento a mais crianças, o projeto está em busca de empresas e pessoas físicas que queiram apoiar a iniciativa. O contato pode ser feito pelo Instagram ou pelo telefone (51) 99961-0402. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias