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Brique do DG

Plataforma online fortalece negócios locais na Bom Jesus

Site funciona como um marketplace de bairro, onde empreendedores da comunidade podem anunciar seus serviços e produtos de forma gratuita

03/03/2022 - 10h31min


Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Fátima Regina é uma das empreendedoras que divulga seu negócio no site

Com o objetivo de reunir, em um só lugar, anúncios de produtos e serviços locais, o desenvolvedor de sistemas Bruno Farias do Santos, 32 anos, morador do bairro Bom Jesus, criou a plataforma online Bonja Ninja. O site funciona como um marketplace de bairro, onde empreendedores da comunidade podem anunciar seus serviços e produtos. Assim, os moradores encontram diversas opções bem perto de casa. 

O site reúne tanto anúncios de serviços como lavanderia, manutenção de computadores e instalação de equipamentos eletrônicos até a venda de produtos como bolos e doces. O idealizador do projeto conta que o objetivo da plataforma é incentivar a circulação de renda dentro do bairro. A iniciativa começou a ser projetada em 2020 e passou a funcionar em maio de 2021:

– Há alguns anos criamos uma revista que tinha o mesmo objetivo: divulgar negócios locais. A ideia sempre foi fortalecer as empresas do bairro.

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Funcionamento

O desenvolvedor de sistemas conta que o serviço de divulgação é totalmente gratuito, e a captação dos comerciantes ocorre aos poucos. Sempre que vê um novo empreendimento na comunidade, Bruno convida a pessoa para fazer parte da plataforma.

– Se passo na frente de um local e vejo uma plaquinha de costureira, por exemplo, conto como é a plataforma e faço o convite – explica.

Voluntariado

O estudante do 9º ano Bryan Lima dos Santos, 14 anos, atua como voluntário no projeto. Ele dedica cerca de duas horas por dia para fazer contato com empreendedores e organizar o banco de dados da plataforma. 

– O retorno que tenho é a experiência de estar engajado em um projeto social. Gosto muito de ajudar a comunidade. Além disso, é uma forma de ter experiência com computação – afirma. 

Atualmente, existem 110 comércios locais cadastrados. A meta do projeto é incluir 100% do público-alvo: autônomos, MEIs e empresários. 

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Fátima viu as vendas aumentarem

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“É bom ver a comunidade unida”

A comerciante Fátima Regina de Lima Alves, 64 anos, é dona de uma lavanderia na comunidade e uma das anunciantes da plataforma. Ela conta que trabalhou cerca de cinco anos em uma lavanderia no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre. Mas, quando o esposo, Celso Macedo Alves, 64 anos, adoeceu, ela precisou parar de trabalhar. Uma das despesas constantes do casal era a lavagem de roupas de cama, que era feita no bairro Partenon. 

Foi quando viu a oportunidade de abrir um negócio neste ramo no bairro Bom Jesus.

– Já cheguei a muitos clientes por estar presente na plataforma. É bom ver a comunidade unida para que a economia gire sem precisar sair daqui – conta.

Reprodução / Arquivo Pessoal
Jefferson vende para além da Bonja

Jefferson Souza dos Santos, 37 anos, é morador da comunidade e trabalha com venda de gás de cozinha e água mineral há cinco anos. Ele conta que constantemente recebe ligações de clientes que conheceram seus serviços pela plataforma. Para ele, a possibilidade de anunciar seu negócio de forma gratuita garante que pessoas de diferentes pontos do bairro saibam de promoções, por exemplo:

– Atualmente vendo muito para pessoas da Bonja e também para outros bairros da zona leste de Porto Alegre.

PARTICIPE

/// Para participar, o negócio (de qualquer porte) precisa estar localizado no bairro Bom Jesus. 

/// É preciso realizar cadastro no site bonjaninja.com.

Produção: Kênia Fialho



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