Notícias



Aedes aegypti

Porto Alegre registra 516 casos de dengue em 2022, aponta boletim da Secretaria Municipal de Saúde

De 2 de janeiro a 26 de março, foram mais de 800 notificações de suspeita da doença entre moradores da Capital

31/03/2022 - 10h49min


Jhully Costa
Jhully Costa
Enviar E-mail
André Ávila / Agencia RBS

Porto Alegre já registrou 516 casos confirmados de dengue em 2022, conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta quarta-feira (30). No ano passado, foram somente seis confirmações da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

O boletim também aponta que, de 2 de janeiro a 26 de março, foram notificados 805 casos suspeitos de dengue entre moradores da Capital. Entre os 516 confirmados, 502 foram contraídos na cidade.  

De acordo com a SMS, os casos foram registrados em todas as regiões de Porto Alegre, com prevalência nos distritos sanitários Leste, Centro Sul e Partenon, com 307, 66 e 45 confirmações, respectivamente.

Entre os bairros que registram mais casos de dengue, estão: Jardim Carvalho, Vila Nova, Bom Jesus, Partenon, Ipanema, Cavalhada, Vila São José e Vila Jardim. A pasta afirma que as armadilhas espalhadas pela cidade mostram que 27 bairros apresentam alta infestação, 11 estão em situação de alerta, cinco com infestação moderada e dois, com baixa.

Até o momento, o pico de casos contraídos no município ocorreu entre 13 e 19 de março. Na semana anterior, eram 95 — número que passou para 296 e 502 nas duas semanas seguintes. No entanto, a SMS destaca que “os dados são constantemente atualizados e estão sujeitos à alteração”.

Para enfrentar o problema, a prefeitura criou uma força-tarefa, em que agentes de combate a endemias da Diretoria de Vigilância em Saúde e agentes comunitários de saúde orientam a população diante da circulação viral, fazendo busca ativa de outros casos suspeitos da doença ou de pessoas com sintomas compatíveis com a dengue, além da remoção mecânica de criadouros de mosquitos. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias