Notícias



Em vigor

Publicado decreto que desobriga uso de máscaras em ambientes abertos em Porto Alegre

Nova orientação vale para espaços abertos em locais públicos, privados e escolas

11/03/2022 - 20h38min


Kathlyn Moreira
Kathlyn Moreira
Enviar E-mail

Foi publicado no começo da tarde desta sexta-feira (11) o decreto que retira a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre em Porto Alegre.  A decisão já havia sido antecipada pelo prefeito Sebastião Melo,  que disse que a nova orientação está baseada "na realidade da pandemia e da vacinação na Capital”. Na próxima sexta-feira (18), a prefeitura avaliará flexibilizar a utilização da proteção em ambientes fechados. Confira o documento na íntegra neste site.

O decreto nº 21.413, publicado nesta sexta-feira, muda o artigo 25 do Decreto nº 20.889, de 4 de janeiro de 2021, que reiterava o estado de calamidade pública e estabelece medidas de prevenção à pandemia. Pelo novo texto "fica dispensado o uso de máscara de proteção individual para circulação em espaços abertos públicos e privados, em vias públicas e demais locais abertos de uso coletivo.” 

Apesar de o decreto não especificar o que configura espaço aberto, a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento da Covid-19 (Secovid) esclareceu à reportagem de GZH que são os locais ao ar livre, como parques, ruas e áreas externas. No transporte público e veículos de aplicativo, segue sendo obrigatório o uso de máscara. Já em estádios de futebol, a pasta afirma que fica liberado permanecer sem o equipamento de proteção nas arquibancadas, mas a proibição segue mantida em camarotes e cabines, por serem fechados.

Leia mais
Cesta básica de Porto Alegre fica 3,4% mais cara em fevereiro, aponta Dieese
Moradores do Asilo Padre Cacique convivem com cãezinhos e pássaros
Conheça projetos que oferecem práticas gratuitas de atividades físicas

Também há duas alterações no artigo 9º do Decreto nº 20.747, de 1º de outubro de 2020, que legisla sobre as atividades escolares durante a pandemia. No caso dos colégios, a liberação se refere aos espaços ao ar livre que ficam dentro das instituições, como pátios e quadras esportivas que não tenham cobertura. As mudanças determinam que "fica dispensado o uso de máscara de proteção individual para circulação nos espaços abertos das instituições de ensino, e que "as instituições de ensino não deverão estabelecer diferenciação, de qualquer natureza no tratamento dos alunos, em relação ao uso de máscara de proteção individual ou adesão à vacinação para o ingresso e permanência no interior do estabelecimento.” 

O prefeito se reuniu nesta manhã com seu vice, Ricardo Gomes, secretários e integrantes da equipe técnica da área da saúde para oficializar o que já estava em vista nos últimos dias. A definição foi antecipada pelo colunista de GZH Paulo Germano.  A prefeitura convidou representantes de quatro universidades para discutir o cenário epidemiológico atual e a possibilidade do afrouxamento da regra.

Em entrevista ao programa Gaúcha +, o prefeito da Capital destacou que a alta adesão à vacinação contra covid-19 foi um dos fatores para o novo posicionamento. Conforme a última atualização da Secretaria Municipal da Saúde, Porto Alegre tem 95,5% da população com ao menos uma dose, 85,5% com o esquema vacinal completo e 47% com o reforço. 

 — Acho que se deve a um esforço coletivo que a cidade fez. Porto Alegre não deixou de vacinar no feriado, sábado e domingo  — disse Melo.

O prefeito ainda lembrou os cancelamentos dos festejos de Réveillon e de Carnaval, e as festas que seguem ocorrendo em que o público não utiliza máscaras. Também disse que a cidade vive um novo momento e que a prefeitura "consolidou aquilo que já vinha acontecendo".

Sobre o uso do equipamento de proteção em ambientes fechados, o prefeito manteve a decisão em aberto, mas salientou que será levada em conta a opinião dos especialistas.

 — Como tínhamos a unanimidade para espaço aberto, nós demos. Na semana que vem, vamos avaliar. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias