Notícias



Contra a covid-19

Relembre as orientações sobre doses de reforço para quem tomou a vacina da Janssen

Esquema vacinal deste imunizante difere dos demais e ainda gera dúvidas entre a população

23/03/2022 - 08h29min

Atualizada em: 23/03/2022 - 08h31min


GZH
GZH
Antonio Valiente / Agencia RBS

Desde novembro do ano passado, o Ministério da Saúde recomenda que todas as pessoas vacinadas contra a covid-19 recebam doses de reforço, mas as orientações são diferentes para quem tomou o imunizante da Janssen. Antes oferecida em aplicação única, a vacina produzida pela Jonhson & Jonhson (J&J) não segue o mesmo esquema das demais e, por isso, ainda gera dúvidas entre a população.   

Ao anunciar a dose de reforço para todos os adultos, em 16 de novembro de 2021, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, havia dito que os brasileiros vacinados com a dose única da Janssen receberiam uma segunda aplicação do mesmo imunizante para, depois, tomar uma terceira injeção, que seria chamada de reforço e poderia ser de qualquer laboratório (preferencialmente, Pfizer). Mas no dia 25 do mesmo mês a pasta voltou atrás e passou a recomendar somente duas doses da vacina da J&J. 

Já neste ano, o Ministério da Saúde elaborou uma nota técnica com o objetivo de consolidar e revogar documentos anteriores sobre a vacinação de pessoas maiores de 12 anos. Assim, a partir de 18 de fevereiro, a pasta começou a adotar novas organizações para os esquemas vacinais.  

No caso da população acima de 18 anos, não gestante ou puérpera, que tomou a dose única da Janssen, a recomendação agora é receber um reforço dois meses após a primeira aplicação. Podem ser utilizados para a segunda injeção deste público os imunizantes da AstraZeneca, da Pfizer ou da própria J&J.  

Já imunocomprometidos maiores de 18 anos, não gestantes ou puérperas, que receberam a dose única, devem receber uma aplicação adicional da Janssen oito semanas após a primeira injeção. Além disso, é necessário tomar um reforço quatro meses depois da dose adicional, que pode ser com os imunizantes da AstraZeneca, da Pfizer ou da própria J&J. 

A nota técnica da pasta ressalta que, caso a pessoa não receba a dose no período recomendado, ela poderá receber no momento oportuno. Ou seja, não existe intervalo máximo para tomar o reforço. 

Entenda o esquema vacinal da Janssen, conforme o público alvo  

  • Pessoas maiores de 18 anos, não gestantes ou puérperas: dose única da Janssen + dose de reforço da AstraZeneca, Pfizer ou Janssen dois meses depois da primeira injeção. 
  • Imunocomprometidos acima dos 18 anos, não gestantes ou puérperas: dose única da Janssen + dose adicional da Janssen oito semanas depois + dose de reforço da AstraZeneca, Pfizer ou Janssen quatro meses depois da dose adicional. 

MAIS SOBRE

Últimas Notícias