Notícias



Coronavírus

Saiba como será a vacinação contra a covid-19 neste domingo em Porto Alegre

Capital terá apenas um local de vacinação, na Lomba do Pinheiro

20/03/2022 - 12h42min

Atualizada em: 20/03/2022 - 12h42min


Bruno Pancot
Bruno Pancot
Enviar E-mail
Jefferson Botega / Agencia RBS

Porto Alegre terá apenas um local para vacinação contra a covid-19 neste domingo (20). A prefeitura da Capital irá realizar o Rolê da Vacina na escola de samba Unidos da Vila Mapa, na Rua Coronel Jaime Rolemberg de Lima, número 83, na Lomba do Pinheiro. A vacinação será oferecida das 18h às 21h.

Durante o evento, as equipes de saúde irão aplicar primeira e segunda doses para crianças de seis até 11 anos com a vacina CoronaVac. Para pessoas acima de 12 anos, serão oferecidas primeira, segunda, terceira e quarta doses. Não haverá segunda dose da Janssen. 

Vacinação para crianças a partir de seis anos 

A primeira dose da CoronaVac estará disponível para todas as crianças a partir de seis anos, exceto as imunocomprometidas. Já a segunda dose da CoronaVac estará disponível para crianças que receberam a primeira dose há 28 dias ou mais. 

Para receber a vacina, é necessário apresentar documentos do pai, da mãe ou de responsável legal e da criança. Os pais devem acompanhar a criança ou enviar autorização assinada. Para receber a segunda dose, basta apresentar a carteirinha. 

Vacinação para adultos 

A primeira dose será oferecida para todas as pessoas acima dos 12 anos. Basta apresentar o documento de identidade com CPF. 

A segunda dose será oferecida para os vacinados com AstraZeneca e Pfizer até 23 de janeiro (oito semanas) e CoronaVac até 20 de fevereiro (28 dias). É preciso levar a carteirinha de vacinação.

No caso da terceira dose, pode receber o imunizante os imunocomprometidos a partir de 18 anos que foram vacinados com a segunda dose da Janssen até 20 de novembro (quatro meses). Também pode receber a terceira dose quem tomou a segunda dose de AstraZeneca, Pfizer ou CoronaVac até 20 de novembro (quatro meses) e tem acima dos 18 anos. A regra também vale para gestantes e puérperas de 12 a 17 anos com a segunda dose até 20 de novembro (4 meses) e imunocomprometidos a partir de 12 anos com a segunda dose até 23 de janeiro (oito semanas).

A quarta dose será oferecida para os imunocomprometidos a partir de 12 anos que foram vacinados com a terceira dose até 20 de novembro (quatro meses), exceto os imunizados com a Janssen. Para receber a quarta dose, os imunocomprometidos precisam apresentar também um comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta do hospital ou receita de medicação. 

Atendimento para sintomáticos

Durante o final de semana, pessoas com sintomas de covid-19 (como febre ou sensação de febre, cansaço, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato ou no paladar, fraqueza e dor muscular) podem procurar um dos pronto-atendimentos de Porto Alegre ou a UPA Moacyr Scliar, com funcionamento 24h. Confira os endereços:

  • PA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
  • PA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
  • PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5.120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
  • UPA Zona Norte Moacyr Scliar (Rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil)

MAIS SOBRE

Últimas Notícias