Notícias



Coronavírus

Saiba como será a vacinação contra a covid-19 neste final de semana em Porto Alegre

No sábado, serão quatro pontos para aplicação de doses, enquanto no domingo haverá o Rolê da Vacina

18/03/2022 - 21h44min

Atualizada em: 18/03/2022 - 21h44min


Jhully Costa
Jhully Costa
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Vacinação no sábado e no domingo

Cinco locais de Porto Alegre aplicarão doses de vacinas contra a covid-19 neste final de semana. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), serão quatro pontos de imunização no sábado (19), enquanto no domingo (20) ocorrerá o Rolê da Vacina, na Unidos da Vila Mapa, na Lomba do Pinheiro.

LEIA MAIS
Governo do Estado publica decreto que desobriga uso de máscaras em ambientes abertos no RS
Porto Alegre acaba com obrigatoriedade de máscara em locais fechados
Especialistas afirmam que é precipitado falar em endemia e datar o fim da pandemia

No sábado, três unidades de saúde serão destinadas à vacinação de crianças de cinco a 11 anos com primeira ou segunda dose. Já no Shopping João Pessoa, haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses para pessoas acima de 12 anos. O serviço funcionará das 9h às 16h nestes locais. 

Para a aplicação da primeira dose nas crianças, é necessário apresentar o documento de identidade da criança, bem como de pai, mãe ou responsável. Pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação ou enviar uma autorização assinada. A segunda dose será oferecida para crianças vacinadas com CoronaVac há 28 dias ou com Pfizer há oito semanas. Neste caso, além dos documentos de identificação, é preciso apresentar a carteirinha de imunização. 

Já pessoas com 12 anos ou mais, devem apresentar documento de identidade com CPF para receber a primeira aplicação. A segunda está disponível para vacinados com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen até 22 de janeiro (oito semanas) e Coronavac até 19 de fevereiro (28 dias), que também precisam levar a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. 

A terceira aplicação estará disponível para imunocomprometidos com idades a partir de 18 anos e vacinados com a segunda dose da Janssen até 19 de novembro (quatro meses). Em relação aos outros imunizantes, estão aptas todas as pessoas acima de 18 anos vacinadas com a segunda dose até 19 de novembro (quatro meses), gestantes e puérperas de 12 a 17 anos com a segunda dose até 19 de novembro (quatro meses) e imunocomprometidos a partir de 12 anos com a segunda dose até 22 de janeiro (oito semanas).

Já a quarta dose poderá ser aplicada em todos os imunocomprometidos a partir de 12 anos vacinados com a terceira injeção até 19 de novembro (quatro meses). Para receber a terceira ou quarta dose, além de comprovante de identidade com CPF e carteira de vacinação, imunocomprometidos devem apresentar também comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Sábado

Vacinação de adolescentes e adultos
/// Horário: das 9h às 16h
///
Shopping João Pessoa (Avenida João Pessoa, 1.831, bairro Farroupilha)

Vacinação de crianças
/// Horário: das 9h às 16h
/// Unidade de Saúde Santo Alfredo (Rua Santo Alfredo, 37, bairro Partenon)
/// Unidade de Saúde Nova Brasília (Rua Vieira da Silva, 1.016, bairro Sarandi)
/// Unidade de Saúde Estrada dos Alpes (Estrada dos Alpes, 671, bairro Cascata)

Domingo

O Rolê da Vacina será realizado no domingo (20), na Unidos da Vila Mapa (Rua Coronel Jaime Rolemberg de Lima, 83, Lomba do Pinheiro), das 18h às 21h. Durante o evento, haverá aplicação de primeira e segunda doses para crianças de seis a 11 anos (exceto imunocomprometidas), com a vacina CoronaVac. Já para as pessoas acima de 12 anos, serão disponibilizadas primeira, segunda, terceira e quarta doses. Não será aplicado o reforço da Janssen.

Atendimento para sintomáticos

Durante o final de semana, pessoas com sintomas de covid-19 (como febre ou sensação de febre, cansaço, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato ou no paladar, fraqueza e dor muscular) podem procurar um dos pronto-atendimentos de Porto Alegre ou a UPA Moacyr Scliar, com funcionamento 24h. Confira os endereços:

/// PA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
/// PA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
/// PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5.120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
/// UPA Zona Norte Moacyr Scliar (Rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil)


MAIS SOBRE

Últimas Notícias