Notícias



Colega-pet

Shopping de Porto Alegre adota "funcionário" de quatro patas com direito a crachá e carinho no serviço

Scooby mora no escritório da manutenção, que se mobiliza para tomar conta do cachorro, e faz sucesso entre lojistas e clientes

20/03/2022 - 12h14min

Atualizada em: 20/03/2022 - 12h18min


GZH
GZH
Félix Zucco / Agencia RBS

O Shopping Iguatemi, em Porto Alegre, ganhou um novo "funcionário" de presente às vésperas do Natal de 2021. Com direito a crachá e carinho, Scooby chegou para alegrar o setor de manutenção, que se engajou para cuidar do cachorro, e já faz sucesso entre lojistas e clientes.

— Trouxe leveza. Qualquer movimento um pouco diferente, todo mundo já acha engraçado, tira a dureza do ambiente de manutenção — conta Dagmar Sehn, gerente de operações do shopping.

Era dezembro e o shopping estava cheio quando Dagmar deparou com um cachorro vagando pelo local. Um segurança se aproximou e percebeu que ele não possuía identificação nem coleira. A equipe, então, se questionou sobre como ele havia entrado e se tinha tutor. Como ninguém apareceu procurando pelo pet, decidiram colocar uma guia nele, cuidá-lo e levá-lo até o escritório, para evitar que se machucasse.

A ideia, de acordo com Dagmar, era ficar com ele temporariamente, até encontrar um novo lar para o cachorro que ainda não tinha nome — mas a equipe não resistiu aos encantos do felpudo.

— Todo mundo ficou encantado com ele, falaram para não tirar (de lá), porque ninguém pegaria, “vai ser da equipe”. Eu falei: “se ajudarem a cuidar, ele fica”. Até hoje está com a gente, trouxe muita alegria — afirma.

Scooby, como passou a ser chamado, é um vira-lata que tem de quatro a cinco anos, de acordo com avaliação veterinária, e se torna rapidamente amigo daqueles que não conhece. Com sua guia que contém o símbolo SD, do xará Scooby-Doo, o cão atraiu olhares de clientes e lojistas durante todo o passeio que fez com a reportagem de GZH, e diversas pessoas fizeram carinho ou pediram para tirar foto com ele.

O animal mora no escritório da manutenção, onde há pessoas 24 horas por dia. Ele sai somente para passeios, sempre acompanhado, e recebe cuidados em estabelecimentos do próprio shopping. A equipe toda se mobiliza para tomar conta do cão — algo que não é difícil para o pessoal da manutenção, que criou até uma planilha para controlar os passeios e a sua alimentação. Dagmar destaca que, apesar de tê-lo encontrado e ser a “mãe” dele, não há um  dono, mas vários. 

A gerente de operações salienta que Scooby é “dócil, especial e diferente”— não faz as necessidades na área de escritório, somente na rua, não late, recebe lojistas e fornecedores e participa de reuniões. A aceitação do novo colega foi tão grande que ele ganhou até mesmo um crachá para identificá-lo como membro da equipe, se tornando responsável pelo "controle de qualidade". Assim, portando sua identificação, passou a ser conhecido pelos lojistas nos passeios, que gostaram tanto da novidade que chegaram a enviar presentes, como biscoitos para o pet. 

Quanto ao salário, Dagmar ressalta que ele ganha “muito carinho” — e retribui dando alegria e satisfação aos colegas.

A iniciativa já gerou elogios de clientes por meio de canais oficiais e pedidos para conhecer o novo pet do shopping. Devido às várias solicitações, a equipe começa neste sábado (19) dois passeios diários para quem quer conhecer Scooby: um às 11h e outro às 16h, de segunda a sábado. Nos domingos e feriados, o passeio ocorrerá somente às 16h. O ponto de partida será o escritório da manutenção, passando pelo segundo andar, até o acesso principal.

— Espero que sirva de iniciativa para outras pessoas, para provocar a adoção de vários outros animais. Essa é a ideia a transmitir: inspiração — conclui Dagmar.

Produção: Fernanda Polo


MAIS SOBRE

Últimas Notícias