Notícias



Campanha nacional

Vacinação contra gripe começará no dia 4 de abril; confira calendário e grupos prioritários 

Imunizantes fabricados pelo Instituto Butantan contemplarão a cepa Darwin, que provou surto da doença no fim do ano passado

15/03/2022 - 21h44min

Atualizada em: 15/03/2022 - 21h53min


Marina Pagno
Marina Pagno
Enviar E-mail
André Ávila / Agencia RBS
A campanha de vacinação contra a gripe será dividida em duas etapas

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa no dia 4 de abril e vai até 3 de junho. A informação foi divulgada nesta terça-feira (15) pelo Ministério da Saúde. O governo federal comprou 80 milhões de doses, que serão distribuídas para os Estados e o Distrito Federal nos próximos dias.

LEIA MAIS
Publicado decreto que desobriga uso de máscaras em ambientes abertos em Porto Alegre
RS vacinou 421 mil crianças contra a covid-19; não há registro de efeitos graves, diz a Secretaria Estadual da Saúde   
Brasil chega a 650 mil mortos por coronavírus 

Neste ano, a vacina produzida pelo Instituto Butantan veio com uma versão "atualizada", contendo proteção contra a nova cepa da H3N2, batizada de Darwin, que causou uma explosão de casos de gripe em várias localidades do país, em especial no Rio de Janeiro e em São Paulo, em dezembro de 2021.

"Como a doença é sazonal, o imunizante é modificado a cada ano, baseado nos três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no hemisfério Sul monitorados e indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS)", afirma o instituto.

O imunizante usado no Sistema Único de Saúde (SUS) é chamado de trivalente, ou seja, eficaz contra três tipos de cepas do vírus da influenza em combinação: H1N1, H3N2 e a linhagem B.

O Butantan já entregou ao Ministério da Saúde 2 milhões de doses em fevereiro. Mais 38 milhões de vacinas serão enviadas ainda este mês e o restante (40 milhões), em abril.

Como vai funcionar a campanha

De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha de vacinação contra a gripe será dividida em duas etapas. De 4 de abril a 2 de maio, serão imunizadas as pessoas com mais de 60 anos e os trabalhadores da saúde.

Do dia 3 de maio até 3 de junho, serão priorizados outros públicos considerados prioritários, por apresentarem mais risco ou serem mais expostos à doença:

/// Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias)
/// Gestantes e puérperas
/// Povos indígenas
/// Professores
/// Comorbidades
/// Pessoas com deficiência permanente
/// Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas
/// Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
/// Trabalhadores portuários
/// Funcionários do sistema prisional
/// Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
/// População privada de liberdade

O Dia D de vacinação contra a gripe, quando todos os postos de saúde do Brasil abrem para intensificar a campanha, foi marcado para o dia 30 de abril.

Após o término dos grupos prioritários, o Ministério da Saúde faz uma avaliação dos estoques e decide sobre a liberação da aplicação das doses contra a gripe para o restante da população.

Gripe e covid

Pelo segundo ano seguido, a vacinação contra a gripe vai coincidir com a imunização contra a covid-19. O Ministério da Saúde pede que seja priorizada a vacina contra o coronavírus para as crianças de cinco a 11 anos contempladas nos grupos prioritários para a influenza e que ainda não receberam doses contra a covid.

O intervalo mínimo de aplicação entre uma vacina e outra nas crianças é de 15 dias. Para maiores de 12 anos, não há restrição.  

Uma ou duas doses em crianças?

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, crianças de seis meses a menores de cinco anos que já receberam ao menos uma dose da vacina influenza em anos anteriores devem receber apenas uma dose contra a gripe em 2022.

Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é aplicação de uma segunda dose 30 dias após a primeira aplicação.

Leia mais notícias do Diário Gaúcho 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias