Notícias



Neste sábado

Confira como será o Dia D da vacinação contra a gripe e o sarampo na Região Metropolitana

Maioria das cidades irá oferecer serviço em unidades de saúde das 8h às 17h

29/04/2022 - 21h50min


Guilherme Milman
Enviar E-mail

Municípios da Região Metropolitana preparam um esquema especial para o Dia D da vacinação contra gripe e sarampo deste sábado (30). O objetivo é garantir uma maior cobertura vacinal para os grupos já contemplados na campanha nacional. Podem se vacinar para a gripe crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), idosos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde.

Leia mais notícias do Diário Gaúcho 

Já para o sarampo estão incluídos os mesmos grupos da gripe, com exceção dos idosos. São aplicadas doses da tríplice viral (protegem contra a rubéola e a caxumba, além do sarampo).
A campanha é coordenada em âmbito nacional pelo Ministério da Saúde, e estadual pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). A adesão das prefeituras é facultativa. Em Porto Alegre a campanha ocorrerá em 105 unidades de saúde.

Em Porto Alegre, 105 unidades de saúde funcionarão das 8h às 17h. Os ônibus da Capital circularão com passe livre para incentivar a participação e facilitar o deslocamento das famílias. As duas doses – gripe e sarampo –  podem ser recebidas no mesmo dia. Em 35 postos, serão ofertadas a primeira e a segunda doses dos imunizantes contra a covid-19 para a faixa etária de cinco a 11 anos, mas é preciso respeitar o intervalo de duas semanas entre a vacina da covid e as demais. A imunização de adolescentes e adultos contra a covid ainda está sendo definida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).  

Confira os locais e horários de cada cidade:

Porto Alegre
/// 105 unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h para a vacinação contra a gripe (Influenza) e sarampo. Os endereços podem ser conferidos no site da prefeitura.
/// Também serão oferecidas primeira e segunda doses de vacinas contra a covid-19 para crianças de cinco a 11 anos de idade, em 35 unidades de saúde.
/// A primeira dose de CoronaVac é oferecida a todas as crianças de seis a 11 anos, exceto as imunocomprometidas, e a segunda dose, para crianças vacinadas há 28 dias. Já a primeira dose da vacina pediátrica da Pfizer é oferecida para todas as crianças de cinco a 11 anos, e a segunda dose, oito semanas após a primeira dose.
/// A primeira dose será oferecida para todas as pessoas com 12 anos ou mais no Shopping João Pessoa e na unidade móvel, na Restinga. A segunda dose estará disponível para vacinados com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen. Também haverá terceira e quarta dose. 

Canoas
/// Canoas irá oferecer a vacinação em todas as 27 Unidades de Saúde, das 8h às 17h. Os nomes e endereços de cada unidade podem ser conferidos no site da prefeitura.

Viamão
/// Em Viamão, o serviço estará disponível nas Unidades de Saúde Águas Claras, Itapuã, São Lucas, Santa Isabel e na Policlínica Dr. Nilson Pinto, junto à US Centro. Os locais funcionarão das 8h às 17h.

Gravataí
/// O município terá à disposição todas as 29 unidades de saúde para imunizar contra a gripe e o sarampo. Os endereços podem ser conferidos no site da prefeitura. Os locais ficarão abertos das 8h às 17h.

Cachoeirinha
/// Em Cachoeirinha, o Dia D ocorre em quatro locais: no Centro de Saúde do Idoso (Avenida Gen. Flores da Cunha, 2385 , bairro Vila Bom Principio), e nas Unidades Básicas de Saúde Parque da Matriz (Rua Itapema, 30, bairro Parque da Matriz), Jardim do Bosque (Av. Capitão Garibaldi Pinto dos Santos, 407, bairro Parque Granja Esperança) e Osvaldo Cruz (Rua Osvaldo Cruz, 590, bairro Parque Silveira Martins).
/// O município aleta que os trabalhadores de saúde precisarão apresentar comprovante de vínculo empregatício. Já as crianças devem estar com a carteira de vacinação.

Alvorada
/// A prefeitura de Alvorada oferecerás as doses nas 27 Unidades de Saúde. Os endereços podem ser conferidos neste site. Os postos ficarão abertos das 8h às 17h.

Esteio
/// Em Esteio, as vacinas serão aplicadas em 11 Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h. Os endereços estão disponíveis no site da prefeitura. Só funcionarão os locais que possuem sala de vacinação.

Sapiranga
/// Em Sapiranga, todas as 14 Unidades de Saúde estarão abertas das 8h às 14h. Os endereços podem ser conferidos no site da prefeitura. É necessário levar documento de identificação e cartão de vacinação. Além disso, os postos também oferecerão as doses contra a covid-19 e vacinas de rotina, disponíveis para atualização da Carteira de Vacinação.

Sapucaia do Sul
/// Todos os 25 postos de saúde estarão aplicando vacinas contra a gripe influenza e o sarampo. As unidades ficarão abertas das 8h às 12h, reabrindo das 13h às 17h. 

Novo Hamburgo
/// Em Novo Hamburgo, o serviço estará disponível das 8h às 17h em todas as 26 Unidades de Saúde. A exceção são as unidades Santo Afonso e Canudos, que ficarão destinadas a atender casos de pacientes com sintomas de dengue. Os endereços podem ser conferidos no site da prefeitura.
/// A vacinação contra a covid-19 para crianças de sise a 11 anos com o imunizante da Coronavac também poderá ser feita nestes locais. Já a vacina da Pfizer pediátrica estará disponível somente na Unidade de Saúde Lomba Grande e na Casa da Vacina. A imunização ocorrerá por livre demanda, por ordem de chegada, sem a necessidade de agendamento.

São Leopoldo
/// Em São Leopoldo, 17 Unidades de Saúde estarão abertas das 8h às 17. Os endereços estão no site da prefeitura.
/// Além de contemplar crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos e profissionais da saúde, poderão ser vacinados contra a influenza os demais grupos prioritários: gestantes, mulheres em pós-parto (puérperas), profissionais de saúde, povos indígenas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo urbano e de longo curso, forças de segurança e salvamento, forças armadas, professores e pessoas com doenças crônicas.

Guaíba
/// A vacinação em em Guaíba estará disponível em cinco unidades de saúde: Cohab (Rua 42 Cohab, 500, bairro Cohab), Colúmbia City (Av. Eletrical, 151, bairro Bom Fim) e Jardim Iolanda (Rua Valdomiro Rodrigues, 380, bairro Jardim Iolanda), Centro (Rua Cel. Serafim Silva 85-203, Centro) e Pedras Brancas (Rua José Carlos Ferreira , 341, bairro Pedras Brancas). O horário será das 8h às 17h. Também estará sendo feita a revisão para a carteira de vacinação para o público prioritário infantil.
/// A prefeitura alerta que, caso os estoques de vacinas acabarem antes do horário previsto, não haverá reposição. Além disso, é necessário portar documento com cpf, carteira de vacinação do calendário anual de vacinas, e comprovante de vínculo profissional.

Eldorado do Sul
/// O dia D ocorre em Eldorado do Sul ocorre em três unidades de saúde: No Bairro Loteamento (Rua Antônio Mariante, 301) , no Sans Souci (Rua Milton Guimarães Guerreiro, 130) e no Parque Eldorado (Rua Sindolfo da Silva, 485). Todas elas ficarão abertas das 8h às 17h.

Leia mais notícias do Diário Gaúcho  

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias