Notícias



ANIVERSÁRIO

Diário Gaúcho celebra 22 anos contando histórias de três dos milhares de leitores

Neste domingo (17), o jornal completa mais um ano de existência

16/04/2022 - 05h00min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Caroline Tidra
Caroline Tidra
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Rutimar exibe reportagens de quando apareceu no jornal

O tempo voa. Parece que foi ontem que o Diário Gaúcho completou a maioridade, chegando aos 18 anos. E, neste domingo (17), o DG chega aos seus 22 anos de história. Uma história que só foi possível de ser contada com a presença, participação, carinho e entusiasmo dos milhares de leitores espalhados pelo Rio Grande do Sul, principalmente, na Capital e na Região Metropolitana. 

E um jornal que tem a participação de seus leitores desde a criação – literalmente, pois o nome Diário Gaúcho foi escolhido por votação, quem lembra? –, não poderia deixar os 22 anos passarem sem celebrar junto destas pessoas tão especiais. 

Por isso, neste final de semana de aniversário, o DG abre ainda mais espaço para os seus assíduos amigos. Três dentre as milhares de histórias que chegaram durante estas duas décadas serão contadas neste DG+ Especial de aniversário. Conheça o Rutimar, policial militar aposentado, de Porto Alegre, que guarda com carinho as matérias em que apareceu no seu jornal preferido. Tem também a dona Marli, de São Leopoldo, que adora garantir o Diário Gaúcho todos os dias, para não perder algumas de suas seções favoritas, como a “Receita do Leitor” e “Retratos da Fama”. A Juraci, moradora da Capital, uma das milhares de colecionadoras do Junte & Ganhe, falou sobre essa relação com os brindes entregues pelo DG desde 17 abril de 2000, quando o jornal começou a circular.

LEIA MAIS
Longe dos cartões-postais, moradores de periferias mostram seus locais favoritos em Porto Alegre
Sociedade Floresta Aurora abre programação de aniversário de 150 anos neste sábado
Mãe de santo, educadora e presidente de escola de samba: quem é a mulher estampada no prédio da PGE-Daer 

LEMBRANÇAS NAS PÁGINAS

Comprar o Diário Gaúcho é um hábito sagrado para o policial militar aposentado Rutimar Ferreira Andelzetro, 50 anos. Morador do bairro Vila Nova, na Capital, Rutimar cultiva um carinho especial pelo jornal e pelos prêmios. 

– Compro todos os dias. Eu perdi a primeira promoção. Lastimo por não ter comprado a primeira edição – afirma o leitor.

Sem perder um dia, ele conta que quando está em viagem ou não pode ir buscar, o comércio no bairro garante o jornal. E como policial aposentado, Rutimar se diz atento às páginas da editoria de Segurança:

– Leio as páginas e sempre dou uma olhadinha na previsão do tempo. E acompanho o que está acontecendo no dia a dia da polícia e do sistema, é bom estar atualizado. 

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Rutimar é colecionador dos kits do Junte & Ganhe

Em sua casa, além das muitas caixas fechadas com os conjuntos do Junte & Ganhe, Rutimar exibe alguns recortes de quando apareceu em reportagens. Familiarizado com o repórter fotográfico Ronaldo Bernardi, devido aos encontros durante ações da polícia, Rutimar relembrou da vez em que atendeu uma ocorrência que envolvia um morador de rua “prateado”. 

O homem foi pintado com tinta na cor prata enquanto dormia numa calçada da Cidade Baixa, na Sexta-feira Santa de 2010. O fato ficou marcado na memória do policial e registrado em imagens no jornal. 

– A tinta era tão forte que o corpo dele ficou marcado no chão – comenta sobre o caso, destacando que menções no DG sempre foram relacionadas à profissão.

Entre uma aparição e outra, uma das mais especiais foi na edição do Dia dos Pais, em 2020, quando seu filho Adriano Ferreira Andelzetro, 27 anos, enviou uma homenagem para publicação no EuNoDG. 

Surpresa

– Mandei a foto e não contei para ele. Quando ele viu a homenagem na capa do DG foi uma surpresa. Ter uma foto no jornal é bom, mas na capa é uma honra – diz Adriano. 

Vizinho do pai, ele conta que acompanha desde pequeno a tradicional compra do jornal: 

– Eu acho legal e também leio desde pequeno. E sou porteiro, sempre compro pela manhã pra dar uma atualizada nas notícias.

Com os kits do Junte & Ganhe, Rutimar conta que é vaidoso e, para cuidar bem dos objetos, muitos deles nem saíram da caixa. A mãe de Rutimar, a empregada doméstica aposentada Zaida Ferreira Andelzetro, 74 anos, diz que o filho compartilha algumas peças. 

– Eu até posso abrir os kits, mas não pode deixar ter pó – brinca. 

– Eu compro, acumulo os selos. Quando tem outras promoções, como foi a do tablet, corro atrás e troco pelos prêmios. A maioria das coisas de cozinha que eu uso não precisei gastar em nada, é tudo do DG – afirma Rutimar. 

Questionado sobre quem ficará com os conjuntos fechados, ele responde com bom humor: 

– Nada é eterno. Então fica o legado de comprar o DG, e os prêmios ficam para os filhos depois usarem. E que venham mais sorteios, com certeza vou participar de todos! 

DO PAPO RETO À RECEITA DO LEITOR

Jefferson Botega / Agencia RBS
Marli gosta de ler o jornal de ponta a ponta

Moradora do bairro Rio Branco, em São Leopoldo, a dona de casa Marli Teresinha da Silva Kotz, 55 anos, é mais uma daquelas leitoras que preenche todos os requisitos de “fã do DG”. Acompanha desde a primeira edição, não perde um kit do Junte & Ganhe, sabe os colunistas de cor e tem suas seções da contracapa preferidas. O costume de comprar DG começou com a mãe, dona Theresinha, e seguiu. Mesmo na pandemia, Marli conseguiu manter o hábito de leitura, adquirindo diariamente os exemplares do jornal. 

Na manhã de quarta-feira, quando a reportagem fez contato telefônico com Marli, de surpresa, ela estava lendo o DG. Se fosse combinado, não daria tão certo. Ao ser perguntada sobre seus temas preferidos, ela nem titubeou:

– Estou agora vendo a Receita do Leitor, sempre gosto de acompanhar.

Mas, não para por aí. Marli confessa que é daquelas que gosta de ler o DG de ponta a ponta, partindo do Para Ler em 5 Minutos, passando por A Vida Da Gente, e “as notícias dos famosos”, diverte-se ela, ao comentar as coloridas páginas centrais de Retratos da Fama. Um ponto que Marli também destaca é a coluna Papo Reto, de Manoel Soares, que ela diz nunca deixar passar incólume à sua leitura.

– O Manoel sempre traz temas importantes para discussão. Sempre leio atentamente as colunas onde discute sobre racismo, por exemplo – pontua Marli.

Presentes

O Junte & Ganhe também faz parte da rotina da leitora. Ela conta que adora guardar os kits, que troca periodicamente para datas especiais. Uma de suas preferências é presentear parentes e amigos com itens distribuídos através do jornal.

– Tem coisas que uso há muitos anos. Mas, também gosto de presentear as pessoas. Esta semana mesmo, dei dois refratários de vidro de um kit antigo que ainda estavam guardados na caixa aqui em casa.

Além de Marli, na casa da família, vivem o marido, o servidor dos Correios aposentado Ilomar Kotz, 58 anos e o filho mais jovem do casal, Cassiano Arthur da Silva Kotz, 10 anos. E claro, Marli não deixa de citar seus quatro cachorros, xodós que ela adora fotografar e sugerir para que apareçam em sessões do jornal como EuNoDG ou Bicharada.

– Eu tenho o Domingues, o Duque, o Pingo e o Xaropinho – enumera a leitora. 

JUNTAR OS SELOS VIROU UM HÁBITO

Jefferson Botega / Agencia RBS
Doraci e Juraci são atentas aos números das loterias

A amizade da comerciária aposentada Juraci Gorete Nunes, 67 anos, moradora do bairro Sarandi, na Capital, com o pessoal da banca Abaeté é de longa data. O Diário Gaúcho está à sua espera no ponto de vendas mesmo quando ela não vai até lá. É o que muitos leitores fazem para não perder uma edição: a reserva ou a assinatura informal com os comércios. 

– É um hábito de todos os dias, gosto muito do DG e a Rosa, da banca do jornal, já é minha amiga. Gosto muito dos selos e dos produtos que vem. É um parceiro – diz a aposentada. 

A coleção de itens do Junte & Ganhe na residência só aumenta, e dona Juraci utiliza cada item com carinho. E assim como outros muitos relatos que chegam no atendimento do jornal, ela também coleciona mais de um kit.

– Compro dois jornais e faço um para mim e um para minha filha. Gostei muito da sequência de kits do Bela Família, que veio de sopa, de jantar, de café, e outros. Eu tenho as duas cores. Agora, por último, eu fiz os das panelas – conta. 

Loterias

Entre as páginas do jornal, uma informação que não passa despercebida é o resultado das loterias. Segundo Juraci, sua mãe, Doraci Teresinha Nunes, de 86 anos, confere os jogos: 

– E ela ainda me pergunta: “Tu foi buscar o jornal?”. Mas a gente também lê uma notícia de alguma coisa que aconteceu que é importante, como foi o incêndio no prédio da Secretaria de Segurança Pública, sempre lia para acompanhar a busca pelos bombeiros. Também sobre a vacina e assuntos de saúde. Coisas assim eu leio. Esportes eu não sou muito chegada. 

Além do conteúdo informativo, que ela passa o olho diariamente à procura do que é mais importante, Juraci logo chega na sua parte favorita: cruzadinhas. 

– As palavras cruzadas que eu gosto de fazer. As minhas netas também gostam e se divertem.

Jefferson Botega / Agencia RBS
Juraci é fã das cruzadinhas

O QUERIDINHO DOS LEITORES

/// Promoções fazem parte da vida do jornal. O Junte & Ganhe existe desde o lançamento do DG. O jornal também já realizou promoções com celulares, sorteou vales em dinheiro, tablets, carros e até um apartamento.

/// Todos os dias, são publicados selos na capa do DG. Para trocar pelo kit, é preciso completar as cartelas, distribuídas geralmente no início de cada promoção. 

/// Desde o seu início, o Junte & Ganhe já contou com 112 brindes diferentes – incluindo o atual, kit Luxo do Gaúcho.

/// Nesses 22 anos, mais de 9,4 milhões de prêmios trocados (9.405.642 kits).

Leia mais notícias do Diário Gaúcho



MAIS SOBRE

Últimas Notícias