Notícias



Até dia 30 de abril

Focado no empreendedorismo, programa gratuito de capacitação para estudantes e professores recebe inscrições

Podem participar educadores e alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, tanto da rede pública quanto privada

27/04/2022 - 17h44min

Atualizada em: 28/04/2022 - 08h32min


GZH
GZH
Lauro Alves / Agencia RBS

Educadores e estudantes gaúchos têm até sábado (30) para se inscrever no projeto Tribos Jovens Empreendedores. Realizada pela Organização Não-Governamental (ONG) Rede Parceiros Voluntários e pelo Sebrae RS, com parceria da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave) da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, a iniciativa é gratuita e online e consiste em um ciclo de capacitações voltadas para o empreendedorismo social.

Podem participar  educadores e alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, tanto da rede pública quanto privada. Com o tema Energia Empreendedora, as atividades serão iniciadas em maio pela plataforma Google Meet. 

Com carga horária de oito horas – quatro encontros de duas horas cada – , serão duas turmas na jornada voltada aos educadores, nas segundas e quartas (2, 4, 9, e 11 de maio) ou terças e quintas  (3, 5, 10 e 12  de maio), no turno da noite. A capacitação voltada aos professores tem tem foco no uso das tecnologias digitais como instrumentos para construção de projeto de vida, qualificação em conceitos do pensamento computacional, lógica de programação, entre outras competências empreendedoras articuladas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Já os estudantes participam de uma jornada com 16 horas de carga horária, com oito encontros de duas horas. Há turmas todos os dias da semana, de segunda a sexta-feira, com encontros que se estendem de maio a julho. Na jornada, os estudantes desenvolvem noções de empatia, prática social, autoconhecimento e empoderamento, a fim de estimular que os assumam um papel ativo para identificar e buscar resolução de questões presentes em suas comunidades.

O projeto prevê um ciclo de três anos. Os estudantes que participaram do Tribos Jovens Empreendedores no ano passado já têm sua vaga garantida nos próximos dois anos do projeto e receberão certificado especial indicando sua participação na ação, que tem chancela da  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

As inscrições para educadores podem ser feitas neste link. Já estudantes devem se inscrever aqui


MAIS SOBRE

Últimas Notícias