Notícias



Internações

Leitos pediátricos de hospitais de Porto Alegre seguem lotados

Prefeitura promete novas 79 vagas para três instituições da cidade a partir de 2 de maio

25/04/2022 - 08h34min

Atualizada em: 25/04/2022 - 09h01min


GZH
GZH
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

À espera da liberação de mais 79 leitos pediátricos em três hospitais de Porto Alegre, a partir de 2 de maio, as emergências pediátricas de hospitais públicos e unidades de saúde da Capital permaneceram com grande movimento durante este final de semana. Neste domingo (24), segundo os dados sobre a situação das emergências da cidade divulgados pela prefeitura, até 17h30min, a lotação estava em 129,63% juntando os cinco hospitais disponibilizados na lista. 

No Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), que tem nove leitos na Emergência Pediátrica, 19 crianças estão internadas na área. Destas, 70% são pacientes com sintomas respiratórios. O tempo de espera por atendimento, neste domingo, é de cerca de três horas. Ainda assim, a situação é melhor do que a apresentada ao longo da semana passada. Na sexta-feira (21), por exemplo, havia 21 crianças internadas. A data mais intensa foi no dia 19, quando 32 crianças estavam em atendimento no HCPA. 

Situação complicada ocorre no Hospital Restinga e Extremo-Sul, que tem seis leitos e 16 crianças internadas. No Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, com oito leitos, 17 pacientes estão internados. No Hospital Nossa Senhora da Conceição, que tem 16 leitos pediátricos, 14 estão em atendimentos neste domingo. Conforme o ranking, apenas duas crianças estão internadas no Hospital Santo Antônio, que dispõe de 11 leitos.

A partir do dia 2 de maio, segundo a prefeitura de Porto Alegre, o Hospital da Restinga e Extremo Sul receberá 29 vagas, o Hospital Vila Nova, 30, e o Presidente Vargas, 20. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue sendo para que casos de menor gravidade não sejam levados para a rede hospitalar.

Pelo menos duas das três UPAs de Porto Alegre apresentam lotação superior a 100% neste domingo. No Pronto Atendimento da Bom Jesus, com cinco leitos, 20 crianças estão internadas e a espera por atendimento está em três horas. No Pronto Atendimento da Cruzeiro do Sul, com nove vagas, dez estão em observação. No Pronto Atendimento da Lomba do Pinheiro, há quatro crianças para quatro leitos. 


Recomendações para os pais e responsáveis por crianças 

  • A primeira conduta antes de procurar um serviço de urgência é consultar o pediatra que acompanha a criança.
  • Só leve seu filho para a emergência se ele apresentar febre alta persistente por várias horas (acima de 39ºC), se estiver sem apetite ou com recusa alimentar, sem disposição ou falta de ar e respiração ofegante. 
  • Evite levar crianças menores de seis meses em shoppings e eventos sociais. Isso previne que elas tenham contato com as viroses.
  • Não exponha bebês em ambientes com pessoas fumando e não deixe crianças abaixo de seis meses próximas de pessoas com sintomas gripais.
  • Pés descalços no piso gelado ou pegar chuva não causam síndromes respiratórias. Elas são transmitidas de pessoa para pessoa e precisam do vírus para contaminação.
  • Mantenha o calendário vacinal atualizado (principalmente, para gripe e pneumonia). Também é preciso ficar de olho nas vacinas pneumocócica e de prevenção à meningite. Ambas constam no calendário vacinal.
  • Para as crianças com mais de cinco anos, também já está disponível a vacina contra a covid-19. Mais de 30 mil crianças de cinco a 11 anos estão com a segunda dose em atraso. A CoronaVac tem intervalo de 28 dias entre as injeções e Pfizer pediátrica, de oito semanas.

MAIS SOBRE

Últimas Notícias