Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: rinite de novo

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

29/04/2022 - 09h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Eu e ela temos uma trajetória de vida juntas, por mais que eu queira esquecer. São muitas lembranças de lenços de papel espalhados em cima da cama, espirros escandalosos chamando a atenção em horas erradas, olhos vermelhos, olfato alterado e vontade de arrancar fora o nariz. Minha rinite andava sumida, cheguei até a pensar que tinha me livrado da sua desagradável companhia. Que nada. Ela fez uma volta triunfal na segunda quinzena de abril e, pelo jeito, seguirá em maio. 

O que termina em "ite" significa inflamação e incomodação. Se as mucosas nasais estão irritadas, a gente fica mais ainda. Tudo é gatilho pra quem tem rinite alérgica: poeira, mofo, pólen, perfume, cheiros fortes, mudança de temperatura. Já fiz vários tratamentos, inclusive de homeopatia. O que me mantém ao longo do ano é a higiene diária com sprays de soro de jato forte, que lavam até o cérebro. Mas quando vem uma crise, complica. Dormir, só com dois travesseiros.

Leia outras colunas da Maga

Prendedor

As noites ficam tensas. Sonhar como, se parece que tem um prendedor de roupas apertando o nariz? Durante o dia, fingimos normalidade e nos acostumamos a respirar pela metade. Só mesmo antialérgico no pico da crise. A gente precisa se livrar da sensação de formigamento e a constante ameaça de espirro. Rosto vermelho que não é de sol, é de congestão nasal. Me dei conta que eu andava botando mais sal na comida por causa da rinite, que incomoda até pra sentir o gosto da comida.

Vacina da gripe sempre ajuda, nem que seja pra descartar quadros piores. Já tomei a minha, um alívio se sentir protegida. E antes que a rinite se torne sinusite (inflamação nos seios da face), é bom consultar um otorrino. Agora se for renite (com dois "e"), aí não tem remédio. Renite vem do verbo renitir, se mostrar persistente, resistir, fincar o pé. Ou seja, outro sentido. Dá pra dizer que a minha rinite está renitindo porque insiste em morar no meu nariz. Força no jato nasal, logo é inverno.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias