Notícias



Aedes Aegypti 

Número de casos de dengue aumenta 28% em uma semana em Porto Alegre

Boletim epidemiológico aponta 277 novas infecções da doença na Capital, chegando a mais de 1,2 mil casos confirmados

20/04/2022 - 20h49min


Francine Silva
Francine Silva
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
20 bairros da Capital apresentam alta infestação do mosquito

O número de casos confirmados de dengue aumentou 28,2% em Porto Alegre em uma semana, conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulgado nesta quarta-feira (20). De acordo com o documento, subiu para 1.264 a quantidade de infeções pela doença na capital gaúcha, um incremento de 277 casos na comparação com os dados da semana passada. Do total, 1.236 são autóctones - isso é, contraídos dentro de Porto Alegre.  

LEIA MAIS
Com mais de 10,5 mil casos em 2022, RS entra em alerta máximo contra a dengue
Sobe para cinco o número de mortes por dengue no RS
Dengue, covid ou gripe: semelhança entre os sintomas preocupa; veja como diferenciar as doenças  

De acordo com os dados do painel de monitoramento da prefeitura, o mês com maior ocorrência de casos foi março, com quase 900 pessoas infectadas. Em relação à chikungunya, foram notificados seis casos suspeitos entre moradores de Porto Alegre neste ano, sendo um confirmado, quatro descartados e um ainda aguardando resultado de exame laboratorial. Foram realizadas duas notificações de suspeita de zika, ambas descartadas em exames laboratoriais. 

De acordo com o boletim, 20 bairros da Capital apresentam alta infestação do mosquito Aedes Aegypti, responsável por transmitir a doença. Na semana passada, eram 29 bairros. Segundo a SMS, as regiões da cidade com casos confirmados têm sido foco de ações coordenadas pela Unidade de Vigilância Ambiental, com orientação e eliminação de criadouros pelos Agentes de Combates a Endemias. 

Para a diretora da Divisão de Vigilância em Saúde, Fernanda Fernandes, a comunidade precisa se engajar nas ações, seja em cuidados em pátios e residências, evitando manter objetos que possam acumular água, transformando-se em criadouros do mosquito transmissor da dengue, seja no atendimento aos agentes de combate a endemias que estão em atuação na cidade, especialmente nas áreas de confirmação de casos. Também são recomendadas medidas de proteção individual e domiciliares, como uso de repelente corporal e elétrico, utilização de telas mosqueteiras em aberturas como portas e janelas, bem como o uso de roupas com mangas compridas e calças compridas.

Aumento de casos ainda não configura epidemia 

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, após a análise da situação epidemiológica da dengue em Porto Alegre, foi constatado que a Capital não cumpre os requisitos para decretar estado de epidemia por conta do número de casos de dengue. “A decisão baseia-se na preconização da Organização Mundial da Saúde, que caracteriza transmissão endêmica em municípios com ao menos 300 casos a cada 100 mil habitantes. Atualmente, a capital possui 84 casos para cada 100 mil habitantes”, destaca o texto. 

O documento ainda traz que “a prefeitura elabora um plano de trabalho intersetorial para intensificar as ações de combate ao mosquito na Capital. Além disso, a SMS ressalta a importância da conscientização da população, dedicando alguns minutos diários para limpar os pátios e residências e eliminar os locais com água parada”. 

Leia mais notícias do Diário Gaúcho 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias