Notícias



SEM ESTOQUE

Prefeitura de Porto Alegre não entrega fraldas geriátricas há quase um mês

Empresa responsável pelo fornecimento do material será multada pelo atraso

28/04/2022 - 09h17min


GZH
GZH
Maria Fernanda da Silva / Arquivo Pessoal
Augusto e Sonia estão sem receber fraldas da prefeitura desde o início de abril

Desde o início de abril, os postos de saúde de Porto Alegre não estão fornecendo fraldas geriátricas do tamanho GG. A prefeitura da Capital informou que a empresa responsável pelo fornecimento foi notificada para entregar o material até terça-feira (26). Porém, o prazo não foi cumprido e o município continua sem fraldas no estoque. Com isso, a empresa será multada pelo atraso. O valor da multa não foi divulgado.

Enquanto a prefeitura não resolve a situação, vários moradores estão tendo que buscar alternativas para suprir a falta do material. É o caso de Maria Fernanda da Silva, 40 anos, moradora do bairro Cavalhada, que cuida dos pais em casa. Ela não tem conseguido pegar as fraldas para a mãe, Sônia Margarida da Silva, 66, e para o pai, Augusto Gilberto da Silva, 70. Sônia está acamada desde abril de 2021, depois de ter pego covid-19. Augusto já sofreu mais de um acidente vascular cerebral (AVC), o último deles no ano passado, e lida com as sequelas.

Cada um deles tem direito a retirar gratuitamente 150 fraldas por mês, mas, com a falta do produto, Maria Fernanda tem recorrido a pedidos de doações nas redes sociais. Essa não é a primeira vez que eles passam por essa situação. No ano passado, chegaram a ficar quatro meses sem receber fraldas.

— Dessa vez, a gente está conseguindo juntar fraldas por causa das doações. Da outra vez, foi mais difícil. A minha mãe faz mais de 10 ou 12 trocas de fraldas por dia, sem a ajuda do posto é complicado — explica Maria.

Ela reclama também da dificuldade de comunicação com o posto de saúde Moab Caldas, onde retira as fraldas, para saber se o material já está disponível:

— Eu ligo e o telefone do posto nem chama. Se tiver que ficar indo lá só pra conferir se tem é muito ruim. Eles não te passam nenhuma orientação.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que vai entrar em contato com a segunda colocada na licitação para providenciar a demanda de fraldas no tamanho GG. Por enquanto, não há previsão de quando o material estará disponível nos postos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias