Notícias



Prevenção

Primeiro dia de vacinação contra gripe para crianças tem baixa procura nos postos de Porto Alegre

Pequenos também podem ser imunizados contra o sarampo nos postos de saúde da Capital 

25/04/2022 - 14h03min


Bibiana Dihl
Bibiana Dihl
Enviar E-mail
Lauro Alves / Agencia RBS
Campanha voltada para crianças foi antecipada, mas locais registraram pouco movimento pela manhã desta segunda (25)

A manhã desta segunda-feira (25) foi marcada pela antecipação da vacinação contra a gripe para crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias. Inicialmente prevista para 2 de maio, a campanha foi antecipada por conta da alta procura por atendimento pediátrico em hospitais. 

Até então, apenas idosos e profissionais da saúde foram imunizados - a vacinação segue para este público.

Além da vacina da gripe, a campanha de imunização de crianças contra o sarampo também começou nesta segunda-feira. A vacina fica disponível durante o ano todo, mas a campanha tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal. Os dois imunizantes - contra gripe e sarampo - podem ser aplicados juntos. 

Apesar da antecipação, a procura foi baixa em postos de saúde visitados por GZH nesta manhã. No posto de saúde São Carlos, na Avenida Bento Gonçalves, não havia nenhuma criança sendo imunizada por volta das 8h40min. 

Já no Centro de Saúde Modelo, um dos mais procurados em Porto Alegre, poucas crianças foram imunizadas contra a gripe nesta manhã. Por volta das 11h, a reportagem viu apenas uma mãe saindo do local com a filha, que recebeu as doses contra o sarampo e contra a gripe. 

Profissionais de saúde ouvidos pela reportagem acreditam que parte da população não ficou sabendo da antecipação - o que explica a baixa procura. Além disso, o turno da tarde costuma receber mais responsáveis levando as crianças.

O grande número de postos de saúde aplicando as vacinas também faz com que a procura seja diluída. No total, 124 unidades de saúde integram a campanha. 

A Secretaria Municipal de Saúde solicita que a caderneta de vacinação da criança seja levada à unidade de saúde, para registro da dose recebida.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias