Notícias



Na Capital

Primeiro dia de vacinação contra gripe tem fila junto à Unidade de Saúde Modelo

Idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde formam grupo prioritário neste início de campanha

04/04/2022 - 12h20min

Atualizada em: 04/04/2022 - 12h20min


Tiago Bitencourt
Tiago Bitencourt
Enviar E-mail
Lauro Alves / Agencia RBS
Fila na Igreja Nossa Senhora do Líbano, em frente a Unidade de Saúde Modelo

A Igreja Nossa Senhora do Líbano, em frente à Unidade de Saúde Modelo, no bairro Santana, em Porto Alegre, tem fila nesta segunda-feira (4), primeiro dia de vacinação contra a gripe. A campanha tem neste início idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde como público-alvo. 

Ao todo, 124 unidades de saúde estão aplicando as doses na Capital. A unidade ao lado do Modelo é o ponto de maior movimento. 

Na primeira meia hora, entre 9h e 9h30min, cem doses foram aplicadas no local. Mesmo sob chuva, uma fila de cerca de 30 idosos ocupava a calçada da Rua Jerônimo de Ornelas. 

— Não demorei 30 minutos. Está andando rápido — disse uma idosa após tomar a vacina.

A reportagem passou pelos postos Santa Cecília, na Rua São Manoel, onde não havia espera e no Santa Marta, no Centro Histórico, que tinha fila pequena.

Já na Unidade de Saúde IAPI, o movimento era muito baixo. Não havia filas, e quem chegava no local levava menos de cinco minutos para se vacinar. 

— Foi muito rápido. Eu vim no primeiro dia e aproveitei para começar a semana vacinada — disse a comerciária aposentada Rejane Vieira, 62 anos, moradora do bairro Santa Maria Goreti. 

Lauro Alves / Agencia RBS
Na primeira meia hora, entre 9h e 9h30min, cem doses foram aplicadas

Para receber o imunizante, os idosos deverão apresentar documento que comprove a idade. No caso dos trabalhadores da saúde, devem apresentar contracheque ou outro documento que demonstre o vínculo empregatício. 

De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, o público prioritário da campanha em Porto Alegre, neste ano, é de aproximadamente 730 mil pessoas.

A primeira fase da campanha contra a influenza tem previsão para terminar em 2 de maio. Depois disso, o segundo grupo inclui crianças entre seis meses e menos de cinco anos, povos indígenas, professores, pessoas com deficiência, caminhoneiros e transportadores de passageiros, trabalhadores de portos, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema carcerário e apenados com privação de liberdade. A campanha de imunização deve se estender até o começo de junho. 

Vacina contra o sarampo e covid

Os profissionais de saúde, além da vacina da gripe, podem tomar a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba. 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que as vacinas contra a gripe e contra a covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Também nesta segunda-feira, as equipes da SMS circularão pelas instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) — as casas geriátricas — para oferecer, na mesma visita, a vacina da gripe e também a quarta dose contra a covid-19


MAIS SOBRE

Últimas Notícias