Notícias



“Ajuda a não pensar besteira”

Quem é o casal de moradores de rua que passa o dia fazendo cruzadinhas na zona sul de Porto Alegre

Dupla é conhecida no bairro Tristeza e dorme sob marquises próximas ao cruzamento das avenidas Wenceslau Escobar e Otto Niemeyer

25/04/2022 - 22h08min


Tiago Boff
Tiago Boff
Enviar E-mail
Tiago Boff / Agencia RBS
Denise e Paulo recebem doações de jornais e revistas

Escorados no muro de um terreno da Avenida Wenceslau Escobar, bairro Tristeza, zona sul de Porto Alegre, Paulo Ricardo Pedri, 55 anos, e Denise Avila Peters, 46, completam as lacunas de uma revista de cruzadinhas. O gesto chama atenção de quem passa pela via devido ao contraste com os pertences do casal: em um carrinho de supermercado estão um cobertor, pedaços de papelão, uma bolsa com os fechos aparentemente intactos e um galão d’água repleto de tampinhas de garrafa PET.

— Foge ao perfil. Já viu um morador de rua de óculos, preenchendo avidamente os tais livrinhos? — questiona Lúcia Escobar, ao passar pela região.

Ouvinte da Rádio Gaúcha e leitora de GZH, Lúcia enviou um e-mail para a reportagem com a provocação: “que tal descobrir essa história?”. Desafio aceito. A equipe passou dois turnos ao lado da dupla sem-teto, e descobriu que a prática das palavras cruzadas tem um objetivo simples e direto.

Leia mais
Orquestra Villa-Lobos comemora 30 anos com trabalho que transforma através da música
Associação Satélite Prontidão, em Porto Alegre, comemora 120 anos
Morre Serjão, morador de rua que deixou de ser invisível no Moinhos de Vento

— Ajuda a não pensar besteira — resume o homem, na manhã desta segunda-feira (25).

Tiago Boff / Agencia RBS
Interesse pela prática chama atenção de quem vê o casal na rua

As publicações são doadas por quem já conhece a preferência pelo passatempo. Quando todas as páginas são preenchidas, a opção passa a ser a compra de uma nova revista, “mas nem sempre sobra” recurso para isso, lamenta Pedri. Ao ganhar inúmeras edições de Zero Hora e do Diário Gaúcho, ele agradece insistentemente.

Com ensino fundamental, ele diz ter trabalhado em indústrias e no serviço público, 20 anos atrás. Já Denise abandonou a cidade natal, Pelotas, “faz um tempinho” — o período exato lhe foge à memória. Ela também sobrevive com a ajuda da vizinhança.

O casal se conheceu já nas ruas.

No ponto de táxis da Otto Niemeyer, a história dos apaixonados pelas cruzadinhas é conhecida, contada há pelo menos cinco anos pelos motoristas.

— Eles estão sempre juntos, por aqui na praça ou do lado da parada de ônibus — aponta o taxista Ronildo Bueno Pereira, 59 anos.

Tiago Boff / Agencia RBS
Os dois se conheceram já nas ruas

Desemprego levou às ruas

A perda da moradia, que os levou à situação de rua, tem causas semelhantes em ambos os casos: desemprego, afastamento da família e falta de condições de manter um teto.

— Minha avó morreu, e depois disso eu não tive mais casa, não tive mais nada — se emociona o ex-servidor da prefeitura da Capital.

Ao ser perguntada sobre o maior sonho na vida dela, Denise responde o que parece ser um desejo compartilhado pelos cerca de quatro mil porto-alegrenses que peregrinam à procura de proteção em pontes e marquises.

— Queria ter uma casa — afirma.

O parceiro surpreende:

— O meu sonho é ter um filho com ela.

Ouça a entrevista com o casal, ao vivo no programa Gaúcha Hoje:



MAIS SOBRE

Últimas Notícias