Notícias



Direto da Redação

Caroline Tidra: "Enalteça ou cale-se"

Jornalistas do Diário Gaúcho opinam sobre temas do cotidiano

25/05/2022 - 12h26min


Caroline Tidra
Caroline Tidra
Enviar E-mail
Agência RBS / Agência RBS
Direto da Redação

“Por trás de toda conquista existe bastante sacrifício. Se não for para enaltecer a vitória do outro, cale-se”. O conselho foi dado por Ana Maria Braga, há alguns dias, na parte final do seu programa – e, convenhamos, ela manda muito bem nas diretas. Na época, até vi na internet que a frase foi relacionada à decepção dos participantes do BBB com a vitória de Arthur Aguiar. Pode ser que tenha sido mesmo, já que Ana Maria estava super ligada no que acontecia no reality. 

Mas a ideia da frase vai além das conquistas materiais. Também pode ser adequada para as pequenas e importantes vitórias pessoais. A perda de peso, por exemplo. Para quem está acima do peso ideal, qualquer quilo conta para estar mais perto do objetivo. Dirigir, aprender, comunicar, todos temos desafios e devemos vencer pequenas etapas até conquistar o objetivo. Mas, nesse percurso, virão vozes para confrontar e causar dúvidas, desânimo e raiva – aquelas que não se calam, tanto na vida real quanto nas redes sociais.

Confira outras colunas Direto da Redação

Limite

Por isso, o exercício é simples e pode ser normalizado. O que você não quer para você, não faça. Se coloque no lugar do outro e perceba qual o limite entre os relacionamentos antes de expressar uma opinião que possa soar como uma crítica. Eu não sei em que momento deixamos de ter um bipe na cabeça ecoando “não é meu papel dizer isso” ou “não vou comentar isso sobre a aparência dele(a)” ou “isso não é nada demais, qualquer um consegue”. 

Eu já estive nesse lugar. Magoando, descredibilizando, desmerecendo pessoas ou vitórias. Talvez eu volte a fazer isso. Mas hoje entendo que a crítica, se não for pra ser bem compreendida e agregar algo, é melhor que não seja dita. E o bipe voltou a soar na minha cabeça. E, por fim, se é você que busca alguma vitória, cerque o caminho até ela com um tipo de certeza de saber o que está fazendo e não deixe que as vozes passem desse limite. Depois que chegar lá, você poderá se enaltecer antes que qualquer um faça.  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias