Notícias



Proteção social

Com previsão de frio intenso, Porto Alegre antecipa ações da Operação Inverno

Medida emergencial para pessoas em situação de rua será realizada até a sexta-feira com possibilidade de ser estendida por mais dias

17/05/2022 - 15h06min

Atualizada em: 17/05/2022 - 15h06min


Caroline Costa
Marco Favero / Agencia RBS

Com uma onda de frio intensa prevista para os próximos dias, a Prefeitura de Porto Alegre irá antecipar algumas ações da Operação Inverno. A partir desta terça-feira (17), 12 equipes de abordagem social que atuam em bairros da cidade, terão horário estendido até às 22h para o trabalho de busca ativa de pessoas em situação de rua. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) com apoio da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

Neste ano, a capacidade de acolhimento na rede municipal será ampliada em 60% graças à ampla cobertura vacinal contra a covid-19, que possibilitou a flexibilização dos protocolos e o retorno do distanciamento normal entre as camas nos albergues e abrigos. Segundo o secretário da SMDS, Léo Voigt, inicialmente serão disponibilizadas 240 vagas nos albergues e 70 vagas em pousadas, divididas em sete redes de atendimento.  

Em caso de necessidade, serão disponibilizadas mais 140 vagas em pousadas e uma retaguarda com dez paróquias da Arquidiocese da Capital, com dez vagas em cada uma. As paróquias também são regionalizadas para que as pessoas permaneçam nos territórios onde circulam.

 — Vamos intensificar o trabalho de convencimento para que as pessoas em situação de rua aceitem algum tipo de acolhimento — afirma Voigt.

A ação está prevista para ocorrer até sexta-feira (20), mas, caso seja necessário, será estendida. 

— Na quinta-feira será realizada uma reunião de avaliação para analisar a necessidade estender a medida emergencial por mais alguns dias. Tudo vai depender da previsão meteorológica — explica Ana Rangel, chefe de gabinete da Fasc.

A operação emergencial está alinhada com a Defesa Civil, o Samu e o Consultório na Rua para atendimento a emergências. Oficialmente, a Operação Inverno começa no dia 4 de junho.

Onde procurar atendimento 

Atendimento Noturno

  • Albergue Dias da Cruz: modalidade albergue 12h - Avenida Azenha, 366 - Azenha
  • Albergue Acolher 1 - 12h: Rua Dr. João Simplício, 38 - Vila Jardim
  • Albergue Acolher 2 - 12h: Rua 7 de Abril, 315 – Floresta
  • Central de Abordagem -  Atendimento 24h pelos telefones (51)3289-4994 ou pelo 156 opção 7

Atendimento Diurno

Os Centros POP têm atendimento social com equipe multidisciplinar para adultos, idosos e famílias em situação de rua. Disponibilizam oficinas, higiene pessoal e refeição, além de encaminhamento à rede de serviços municipais com cadastro ao sistema de benefícios.

  • Centro POP 1 - Santana (Av. João Pessoa, 2384, Farroupilha)
  • Centro POP 2 - Floresta (Rua Gaspar Martins, 114 / 120, Floresta)
  • Centro POP 3 – Navegantes (Av. França, 496, Navegantes)
  • SCFV – Adultos Pop Rua - Ilê Mulher (Rua Santo Antônio, 64, Floresta)

Restaurantes Populares (almoço)

  • Centro: Rua Garibaldi, 461 (segunda-feira a domingo)
  • Vila Cruzeiro:  Rua Dona Otília, 210 (segunda a sexta-feira)
  • Lomba do Pinheiro: Rua Cacimbinhas, 159 (segunda a sexta-feira)
  • Restinga: Estrada Chácara do Banco, 71 (segunda a sexta-feira)
  • Zona Norte: Rua Caetano Fulginiti, 95, Rubem Berta (segunda a sexta-feira)

MAIS SOBRE

Últimas Notícias