Notícias



Tempestade Yakecan

Confira como ficam as aulas em escolas e universidades do RS nesta quarta-feira

Atividades presenciais estão suspensas em instituições de ensino de diversos municípios gaúchos

18/05/2022 - 08h51min

Atualizada em: 18/05/2022 - 08h52min


GZH
GZH
Anselmo Cunha / Agencia RBS

A atuação da tempestade Yakecan sobre o Rio Grande do Sul fará com que aulas presenciais permaneçam suspensas em determinadas instituições de Educação Básica e Ensino Superior nesta quarta-feira (18). Além de Porto Alegre, outros municípios gaúchos adotarão a medida de forma preventiva. 

A rede pública de ensino da Capital não terá atividades na manhã de quarta, para avaliação dos impactos da tempestade subtropical ao longo da noite e da madrugada, informou o prefeito Sebastião Melo pelo Twitter. De acordo com a publicação, a rotina nas instituições municipais, incluindo as conveniadas, será retomada à tarde.  

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação informou que, nas localidades com orientação de suspensão das aulas pela Defesa Civil, não estão previstas atividades pela manhã. Para o turno da tarde, a situação das regiões será avaliada com a Defesa Civil. 

Já na rede privada, o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS) recomendou que as instituições localizadas em regiões de alto risco, que suspenderam as aulas no turno da tarde e da noite nesta terça-feira (17), avaliem as condições locais para a reabertura na quarta. A entidade reforçou, também em nota, que as escolas têm autonomia para decidir sobre seu funcionamento.  

Outros municípios 

Canoas também estendeu a suspensão: as instituições municipais se manterão fechadas na quarta e o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) seguirá essa mesma orientação. Em Gravataí, a Secretaria de Educação suspendeu preventivamente as atividades do turno da manhã na rede municipal, incluindo conveniadas, mas as aulas da tarde estão mantidas. Nas escolas de Alvorada, também não haverá atividades pela manhã. 

Em Eldorado do Sul, as escolas municipais permanecerão sem aulas, “em razão dos alertas meteorológicos ainda apontarem para eventos climáticos severos para a região”, informa a nota da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Turismo e Lazer. As atividades também seguirão suspensas nas escolas municipais de Educação Infantil, de Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Cachoeirinha.  

A rede municipal de ensino de Pelotas não terá aulas pela manhã. De acordo com a prefeitura, a situação será reavaliada durante o dia para uma definição sobre os demais turnos. Já a 13ª Coordenadoria Regional de Educação informou que as aulas estarão suspensas também na quarta-feira em escolas estaduais de Bagé, Dom Pedrito, Hulha Negra, Caçapava do Sul, Aceguá e Candiota, na Região da Campanha, e Lavras do Sul, na Região Central. As atividades serão retomadas na quinta-feira (19) pela manhã. 

Universidades 

Em nota, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) informou a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais também na manhã de quarta-feira. A UniRitter e a Fadergs também não terão atividades presenciais nos turnos da manhã e da tarde na quarta. Assim, as aulas serão na modalidade online e, os atendimentos, por meio dos canais digitais. 

A Fundação do Ministério Público (FMP) não terá aulas e expediente. As aulas presenciais que aconteceriam no campus do Imed, que fica na Rua Dona Laura, também serão online na quarta. Os atendimentos odontológicos serão remarcados.  

No Vale do Sinos, a Feevale estendeu a suspensão das atividades presenciais até o final da manhã. Assim, as aulas serão por meio da plataforma digital. A Escola de Aplicação, no entanto, terá aulas remotas durante toda a quarta-feira.  

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) também transferiu as aulas dos cursos de graduação e pós-graduação para a modalidade online até as 13h de quarta. As atividades administrativas e serviços, contudo, serão retomados normalmente no turno da manhã.  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias