Notícias



Posso Entrar?

Cris Silva: "Pode entrar, Victória!"

Colunista traz histórias inspiradoras de vida e trabalho todas as sextas-feiras

20/05/2022 - 08h00min


Agência RBS / Agência RBS
Cris Silva

A coluna de hoje é uma celebração à literatura. Não é sempre que a gente encontra por aí talentos precoces apaixonados pela escrita. Mas, quando eles surgem, a minha obrigação como jornalista é apresentá-los ao mundo. Conheça a escritora Victória Vieira, 24 anos, moradora do bairro Jardim Itu, aqui em Porto Alegre, e autora do livro "A Cura do Natal".

Leia outras colunas da Cris Silva

O COMEÇO

"Nem sei onde termina eu e onde começa a escrita. Desde muito pequena, quando aprendi a ler e escrever, aos cinco anos, percebo o mundo e passo pro papel. Meu pai e minha mãe têm as cartas que escrevi a vida inteira em folhas de outono, guardanapos, folha de caderno. Mas comecei a escrever de forma estruturada, como crônicas e contos, aos 12 anos."

ME SALVOU

"Houve uma época em que vivi o período mais difícil que já enfrentei, por questões familiares, mas que, depois de adulta, me fez ver o tamanho da minha força. Durante esse período, foi a primeira vez em que a literatura foi meu colete salva-vidas. Eu pausava a realidade e mergulhava nas histórias. Elas me traziam a esperança da melhora das coisas."

arquivo pessoal / arquivo pessoal
Jovem talento

SONHO REALIZADO

"Em abril, numa viagem muito especial a Buenos Aires, vivi o momento mais emocionante da minha trajetória na literatura até hoje. Pisei no carpete macio e colorido da Livraria Mais Linda do Mundo, um templo da literatura. Meus olhos se encheram d'água e eu me senti no meu lugar pela primeira vez. Levei meu livro, e Monique, uma amiga querida, fez fotos memoráveis por lá. Nesse momento, eu me vesti de mim mesma. Estar lá, ter o livro respirando o ar da livraria e fazer as fotos me impulsionou a girar a chave. Na volta pra casa, peguei o conto, trabalhei nele e traduzi também para o espanhol. Transformei em livro digital. Com a ajuda dessa mesma amiga, que foi a responsável pela capa e diagramação, pude publicá-lo na Amazon Kindle e agora está disponível para venda."

DAQUI PRA FRENTE

"É seguir com a bússola apontando pra coragem de fazer, independente do resultado. Quero seguir estudando e trabalhando nas crônicas e  contos, que é onde me encontro. Pessoas, culturas, histórias, idiomas e pontos de partida são o que me move. Meu sonho da vida é publicar um livro de crônicas, físico, nessa temática. Cada crônica, uma história." 

Quem quiser conhecer e adquirir o livro digital, basta ir no site da Amazon.com.br e procurar "A Cura do Natal: La Cura Navideña".

RECADO DA CRIS 

"Onde se semeia a leitura, as ideias florescem.''



MAIS SOBRE

Últimas Notícias