Notícias



Para fugir do frio 

Em Porto Alegre, 46 pessoas em situação de rua dormiram no Ginásio Tesourinha

Estrutura foi montada para abrigar pessoas a partir da noite de terça-feira (17)

18/05/2022 - 08h33min

Atualizada em: 18/05/2022 - 08h34min


Kathlyn Moreira
Kathlyn Moreira
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Ginásio foi adaptado com colchões para receber as pessoas


Em razão da tempestade e do frio, 46 pessoas em situação de rua dormiram no Ginásio Tesourinha nesta noite, em Porto Alegre. A procura iniciou por volta das 18h.

Marmitas foram entregues por meio de doações. 

Depois das 7h desta quarta-feira (18), o grupo vai receber café da manhã e deixará o local. Conforme a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, os albergues receberam 240 pessoas e as pousadas 282, desde a noite de terça-feira. 

Um homem, de 63 anos, conta que já perdeu a conta de quantos anos vive na rua. Ele passou a noite no ginásio. Durante a manhã, dois integrantes da equipe o ajudavam a chegar no banheiro. À reportagem, ele relatou que vive pelas ruas da região da Cidade Baixa. Antes disso, era professor, mas por conta da bebida, não tem mais casa. 

– Eu estava há um mês com a mesma roupa. Pude tomar um banho e trocar – relata, após passar a noite no Ginásio Tesourinha. 

Perguntado sobre a possibilidade de voltar, caso o abrigo continue na próxima noite, ele responde já conformado: 

– Se tiver de novo, eu volto, mas já estou acostumado a ficar na rua também. 

Planejamento

De acordo com o vice-presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Cristiano Roratto, houve um planejamento prévio para manter a operação até quinta-feira (19), no entanto a situação será avaliada novamente nesta quarta-feira (18) em uma reunião com vários órgãos. 

A possibilidade de abrigar essas pessoas também durante o dia será analisada. Uma opção de momento são os chamados Centros POP, que atendem em horário comercial adultos, idosos e famílias em situação de rua. Nos locais, equipes disponibilizam higiene pessoal, refeições e encaminhamento a serviços municipais e cadastro no sistema. 

  • Centro POP 1 - Santana (Av. João Pessoa, 2.384, Farroupilha)
  • Centro POP 2 - Floresta (Rua Gaspar Martins, 114/120, Floresta)
  • Centro POP 3 – Navegantes (Av. França, 496, Navegantes)
  • SCFV – Adultos Pop Rua - Ilê Mulher (Rua Santo Antônio, 64, Floresta)

Últimas Notícias