Notícias



Seu Problema é Nosso

Faltam profissionais em escola municipal de Porto Alegre

Mãe de uma aluna reclama que a instituição, no bairro Rubem Berta, tem reduzido os horários de aula por causa do problema

03/05/2022 - 10h31min


Reprodução / Arquivo pessoal
Sem profissionais para atuar na cozinha, o colégio reduziu os horários de aula

Depois de quase dois anos de aulas remotas, em razão da pandemia, tudo que alunos e pais esperavam é que a volta do ensino presencial pudesse recuperar o tempo perdido. Para alguns, isso está sendo possível. Mas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Grande Oriente, no bairro Rubem Berta, zona norte da Capital, não.

Mãe de uma aluna, a assistente administrativa Tatiane Padilha, 40 anos, conta que, desde a retomada das aulas presenciais, faltam professores e funcionários na escola. Ela diz que o problema é generalizado e não ocorre com apenas uma turma ou série.

– A escola manda para os pais os horários de todas as turmas. No caso da minha filha, tem dias que ela tem duas ou três horas de aula. E eu já vi outras turmas terem menos de uma hora de aula no turno inteiro – conta.

Comunicação

Segundo Tatiane, nas últimas semanas, a instituição chegou a comunicar aos pais de que reduziria os horários mais ainda. A justificativa seria a de que funcionários terceirizados da cozinha e da limpeza não estavam trabalhando por causa da falta de vale-transporte.

– Depois disso, na semana passada, eles disseram que iria normalizar. Só que é um normal ainda com horários reduzidos, porque a falta de pessoas não foi suprida. Nunca foi 100% regularizado desde que voltou a ser presencial – reclama.

Além da falta de pessoal, Tatiane diz que a comunicação adotada pela escola piora as coisas. De acordo com ela, as informações sobre ajustes de horário e suspensão das aulas são enviadas em um grupo com os pais no WhatsApp. Por causa disso, é normal que alguns descubram sobre as mudanças apenas quando chegam ao colégio para deixar seus filhos. 

– A escola fica em uma comunidade, e tem gente que não tem internet. Então, muitos chegam lá, às vezes com pressa ou em dias de chuva, e dão de cara com os avisos no portão – explica.

 LEIA MAIS
Morador passa noite no banheiro após árvore cair sobre casa na zona norte de Porto Alegre
Bambas da Orgia terá ação para doação de sangue
Moradores reclamam de estrada em Itapuã

Ela conta ainda que o desencontro de informações já rendeu tumultos na porta da escola. É que muitos pais chegam com pressa para deixar os filhos porque precisam trabalhar e descobrem que os horários foram alterados ou que as aulas serão encerradas mais cedo.

– Outro dia, deu uma confusão e tiveram que chamar a Brigada Militar. Duas crianças estavam saindo sozinhas da escola porque não teriam aula, e o pai de uma estava chegando lá na frente bem na hora – diz Tatiane.

Por causa de todo o problema, ela chegou a procurar a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed) e registrou o protocolo 1269202277. Porém, não teve retorno.

Smed: professores foram convocados

A Smed reconhece a falta de professores na Escola Municipal de Ensino Fundamental Grande Oriente, mas aponta que convocou 155 novos profissionais no dia 22 de abril. Diz ainda que, assim, irá suprir a necessidade da instituição.

Sobre a escassez de outros profissionais, afirma que apenas por dois dias houve falta de funcionários na cozinha, o que motivou a escola a liberar os alunos mais cedo nestas ocasiões. A secretaria explica que, para compensar as reduções de carga horária, a escola está enviando atividades para que os alunos façam em casa. 

Por fim, sobre a comunicação das alterações de horário na escola, a Smed diz que os avisos são feitos por WhatsApp, Facebook e por meio do mural da instituição.

Produção: Guilherme Jacques



MAIS SOBRE

Últimas Notícias