Notícias



Há Qualificação

Oportunidades de se qualificar em TI: saiba como participar de cursos gratuitos

Duas iniciativas estão recrutando interessados. Para uma delas, inscrições se encerram nesta sexta-feira (27)

26/05/2022 - 09h51min

Atualizada em: 26/05/2022 - 09h55min


Lauro Alves / Agencia RBS
Uma das oportunidades é direcionada apenas para mulheres

O mercado da tecnologia está em ascensão no Brasil. Segundo o estudo "Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2021", realizado pela Associação Brasileiras das Empresas de Software, a indústria tech cresceu 22,9% e investiu cerca de R$ 200,3 bilhões em 2021. A projeção é de um crescimento de 8,2% em 2022. Em meio a este crescimento, é um desafio levar esse conhecimento para quem pode crescer nesta área profissional. Assim, o Instituto Ser +, organização social voltada para o mercado de trabalho, está com vagas abertas na formação gratuita "Ser + Tech". 

O curso é exclusivo para jovens de 19 a 29 anos, que não estão estudando ou trabalhando de maneira formal e concluíram o Ensino Médio na rede pública de ensino.

LEIA MAIS
Há vagas: saiba como se candidatar a mais de 1,7 mil oportunidades de emprego no RS

Com salários de até R$ 32 mil, RS tem 18 concursos públicos com inscrições abertas 

Totalmente gratuita, a formação oferece conteúdos profissionais como Comunicação, Informática, Inglês, Tecnologia da Informação e Empreendedorismo. O programa também envolve atividades nas áreas de Cidadania, Projeto de Vida, Convivência e Vínculos. O curso tem duração de um ano. Além do conhecimento, os estudantes terão direito à uma estrutura integral com bolsa auxílio, vale alimentação, vale refeição e convênio médico e odontológico durante a extensão do curso.

As inscrições estão abertas até esta sexta-feira (27) e podem ser feitas clicando aqui. Mais informações pelo telefone (21) 98309-3313 ou e-mail contato@sermais.org.br.

Programação de graça só para mulheres

A escola de programação Kenzie e a organização que apoia mulheres brasileiras na área de tecnologia Brazilians in Tech (BiT) oferecem um curso gratuito de introdução à programação para capacitar mulheres em TI. As inscrições para o "Mulheres in Tech" estão abertas até 8 de junho para todas as pessoas que se identificam com o gênero feminino e podem ser feitas através do site do projeto

As aulas acontecem entre os dias 6 e 10 de junho, ao vivo no canal do YouTube da Kenzie, às 19h.

O programa vai abordar o mercado da programação, o básico sobre como usar as suas principais linguagens (HTML, CSS e JavaScript) e dará a oportunidade às alunas de montarem projetos profissionais do zero. Para completar, contará também com um módulo extra de Soft Skills, painel sobre Carreiras em Tech e workshop de LinkedIn e Storytelling pessoal. 

A parceria tem o propósito de promover a diversidade de gênero na área de tecnologia, busca cada vez mais presente nas empresas, mas ainda um grande desafio no Brasil. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), a participação feminina em TI é de apenas 20%. Já o programa YouthSpark, da Microsoft, aponta que só 25% das vagas no país são ocupadas por elas.





MAIS SOBRE

Últimas Notícias