Notícias



Centro Histórico

Por falta de segurança, banheiro público da Praça da Alfândega está fechado há cinco meses

Proprietários de restaurantes da região divergem sobre reabertura do espaço; usuários da praça afirmam que o banheiro faz falta

17/05/2022 - 15h02min

Atualizada em: 17/05/2022 - 15h03min


Laura Becker
Laura Becker
Enviar E-mail

Quem circula pela Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre, e sente a necessidade de ir ao banheiro precisa contar com que o Rua da Praia Shopping esteja aberto ou consumir em algum dos restaurantes do local. Isso porque o banheiro público localizado ao lado de estabelecimentos comerciais na região da praça, na área conhecida como Caminho dos Jacarandás, está fechado desde dezembro do ano passado.

Conforme o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), responsável pela manutenção do local, o fechamento ocorreu por conta da falta de segurança, com o registro de assaltos e vandalismo no interior dos banheiros. Por meio de nota, o órgão afirmou que homologou a decisão, considerando o fluxo de utilização do local, a existência de outras opções nas proximidades, bem como os pedidos do comércio local para que o banheiro permaneça fechado.

A decisão pela reabertura dos sanitários divide a opinião dos proprietários dos restaurantes mais próximos. Em um dos pontos, o fechamento foi comemorado.

— Já tivemos cliente roubado dentro do banheiro, brigas entre os moradores de rua e até o pessoal da Cootravipa (que fazia a limpeza) já foi assaltado. Esse banheiro virou um ponto de drogas quando estava aberto. Se voltar a abrir, eu cogito sair daqui — afirmou um dos proprietários, que preferiu não se identificar.

Já o administrador de outro restaurante, também próximo ao banheiro, acredita que o espaço deveria estar operando.

— Para nós deveria estar aberto para todo mundo. O pessoal da limpeza deixava tudo limpinho e nunca tivemos problemas. Já abrimos exceção para alguns idosos e famílias com crianças pequenas que chegam precisando usar o banheiro e deixamos entrar no nosso (banheiro privado) sem consumir — revelou a proprietária do local, Márcia Rodrigues.

Mais próximo da Rua dos Andradas, há outro banheiro funcionando, mas este é de uso exclusivo de funcionários e clientes. Esses sanitários são mantidos pelos três estabelecimentos localizados neste ponto da praça.

Comerciantes de rua e trabalhadores relatam dificuldades para ir ao banheiro

Para quem trabalha nas ruas do entorno da Praça da Alfândega, o banheiro público faz falta. Os espaços do shopping são os mais utilizados, mas, em horários em que o local está fechado, as opções ficam reduzidas.

— É uma vergonha. As pessoas nos perguntam com frequência onde tem banheiro disponível e, se é muito cedo, não tem lugar. O pessoal vai nos cantinhos dos prédios ou para o meio das árvores para se aliviar — revelou o caricaturista Carlos Roberto da Silva e Silva, que trabalha na praça de segunda a sexta-feira.

Trabalhando como engraxate na praça há 18 anos, Vera Regina Pereira da Silva revela que já passou por momentos constrangedores pela falta de um banheiro.

— Já aconteceu de eu não conseguir segurar e fazer xixi nas calças. Depois disso, sempre tenho uma calça e uma calcinha reservas. A situação é constrangedora, as pessoas se escondem atrás das árvores — contou.

Também por meio de nota, o DMLU confirmou que o fechamento é temporário e que a reabertura está prevista quando da realização de eventos importantes na praça – como a Feira do Livro. Nesses casos, a Guarda Municipal irá reforçar as ações de patrulhamento na região para garantir a normalidade do espaço. Com o encerramento dos eventos, o banheiro voltará a ser fechado.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias