Notícias



 0°C ou -11°C?

Por que sentimos mais frio do que os termômetros marcam? Entenda o que é a sensação térmica

Umidade, velocidade do vento e fatores individuais podem afetar a forma como sentimos a temperatura do ar 

31/05/2022 - 09h06min

Atualizada em: 31/05/2022 - 09h06min


GZH
GZH
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Em 18 de maio, um dos dias mais gelados para os gaúchos em 2022, São José dos Ausentes, na Serra, registrou temperatura de 0°C. A sensação térmica, porém, era de -11°C, ou seja, mais de 10ºC  de diferença entre o que os termômetros marcavam e a temperatura percebida naquele dia. Mas afinal, o que é a sensação térmica e o que a influencia?  

De acordo com Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo, a sensação térmica é a temperatura aparente que o nosso corpo sente quando está exposto a determinadas situações de umidade do ar e velocidade do vento. A temperatura real do ar combinada com esses fatores faz com que nosso corpo sinta que está mais frio ou mais quente. 

De forma geral, o ar excessivamente úmido pode aumentar tanto a sensação de calor quanto a de frio. Em um dia frio e nublado, a sensação térmica será de temperatura mais baixa do que os termômetros realmente marcarem. Já em um dia quente e úmido, mesmo sem muito sol, a sensação será de mais calor.

 — Imagine uma pessoa em Palmas, capital do Tocantins, numa tarde com 35°C, mas um ar muito seco, com umidade relativa em torno de 25%, às 15h. No mesmo horário, outra pessoa está no Rio de Janeiro, em meio a um ar quente e úmido. A temperatura no Rio de Janeiro também é de 35°C às 15h, mas a umidade relativa do ar em uma determinada região está em 55%. A sensação térmica em Palmas era de 34°C, ligeiramente menos quente do que o termômetro realmente marcava. No Rio de Janeiro, a sensação térmica era de 43°C! O que fez toda a diferença na sensação do corpo foi o nível de umidade no ar — explica Josélia.

Mas quando falamos em sensação térmica de frio, o vento é o principal fator que interfere na temperatura percebida.  O movimento do ar "rouba" o calor do corpo, então, quanto mais vento, mais calor se perde. Em 18 de maio, o Instituto Nacional de Meteorologia chegou a registrar em São José dos Ausentes, durante a madrugada, sensação de -33ºC. Isso porque os ventos chegaram a cerca de 90km/h. 

— Um exemplo fácil de perceber isso é quando andamos de motocicleta. Já parou para pensar por que quem anda de moto está sempre com roupas grossas e muitas vezes de couro? É que, além da roupa proteger contra pedrinhas e outros objetos que podem bater no motorista e no carona, tem a diminuição da temperatura causada pelo vento — destaca a meteorologista.

Além dessas circunstâncias, fatores individuais podem afetar na temperatura sentida, como gordura corporal, tamanho, características metabólicas, uso de remédios etc. O que também interfere na sensação de mais ou menos frio é a quantidade de vestimenta usada para encarar as baixas temperaturas.

Como a sensação térmica é calculada?

A sensação térmica de calor (formalmente chamada de índice de calor) e a sensação térmica de frio são temperaturas obtidas por meio de fórmulas físico-matemáticas, que estão disponibilizadas em calculadoras pré-prontas. É o caso da calculadora disponibilizada pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina.

Nessas fórmulas, é preciso inserir a temperatura do ar, em graus Celsius, e a velocidade do vento, em quilômetros por hora, para calcular a sensação de frio. No caso do índice de calor,  insere-se temperatura do ar (em °C) e o percentual de umidade relativa do ar.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias